Novidade

Pastoral lança roteiro para celebrar Jubileu nas prisões

Material começa a ser distribuído em abril para agentes celebrarem nos presídios o Jubileu da Misericórdia

Rádio Vaticano

A partir de abril, a Pastoral Carcerária (PCr Nacional) passará a distribuir para seus agentes um conjunto de roteiros para celebrar nas prisões o Jubileu da Misericórdia.

“O Ano Santo da Misericórdia mobiliza toda a Igreja a estar junto das pessoas mais sofridas e marginalizadas. Para o trabalho pastoral nos cárceres, nossa missão e luta diária contra toda e qualquer forma de violação da dignidade humana não pode nunca prescindir de celebrações e momentos de oração, especialmente dentro dos pavilhões, raios e celas, de mãos dadas com nossos irmãos presos”, lê-se na mensagem de apresentação dos roteiros. O material também já está disponível para download no Site da PCr Nacional.

A proposta da Pastoral Carcerária ao elaborar este material é oferecer propostas de celebrações dentro do cárcere, junto com as pessoas presas, aprofundando a mística e a espiritualidade do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. No total, são apresentadas sete sugestões de roteiros celebrativos, que podem e devem ser adaptados de acordo com cada realidade e situação.

No final do material, há dois anexos: um trazendo sugestões de canções litúrgicas e pastorais para as celebrações e outro indicando mais roteiros presentes em outro material da PCr. “O importante, como agentes da Pastoral Carcerária, é sempre privilegiarmos a participação ativa das pessoas presas nas atividades e momentos litúrgicos que desenvolvemos dentro das prisões”, consta no descritivo do material. “Estamos em comunhão e em sintonia evangélica com o nosso Papa Francisco. Sejamos atentos às suas palavras”, escreve a coordenação da Pastoral Carcerária Nacional ao concluir a apresentação dos roteiros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo