Reunida em Assembleia

Pastoral do Povo da Rua tem nova coordenação nacional

A Pastoral do Povo da Rua (PPR) reelegeu o bispo de Pesqueira (PE), dom José Luiz Ferreira Sales, como seu referencial

Da redação, com CNBB

A Pastoral do Povo da Rua (PPR), reunida na 2ª Assembleia Nacional, de 15 a 17 de maio, reelegeu o bispo de Pesqueira (PE), dom José Luiz Ferreira Sales,  como referencial da Pastoral. No evento, realizado em Aparecida (SP), também foram escolhidos os membros da nova coordenação.

Na oportunidade, a Pastoral do Povo da Rua fez uma reflexão sobre a espiritualidade junto ao povo da rua e catadores, que “deve ser marcada pelo amor-serviço aos mais pobres e abandonados”. A proposta de trabalho da Pastoral busca ajudar a Igreja a estar nas “situações mais extremas de abando social”, de maneira a efetivar a “presença transformadora da Igreja na sociedade” por meio das Pastorais Sociais.

A assembleia, que teve como tema “O Povo da rua nas fronteiras da cidade” e lema “não havia lugar para eles” (cf. Lucas 2, 7), ainda tratou do direito à moradia. Neste contexto, lançaram a campanha “Chega de omissão, queremos habitação!”, uma iniciativa da Pastoral que reivindica a promoção de políticas públicas de habitação para a população em situação de rua, que em sua maioria está nessa situação pela falta de moradia definitiva, de acordo com a PPR. “Propor política pública de habitação para a população de rua é caminharmos para superar o estigma que mascara situações sociais de exclusão. É construir fraternidade”, afirmou a ex-coordenadora da PPR, irmã Maria Bove.

Nova coordenação da PPR

PPR_2015-coord 350x197

Na ordem: bispo referencial, dom José Luiz Ferreira Salles; coordenadora, Solange Damião; vice-coordenadora, Regina Manoel e secretário, Gladston Figueiredo / Foto: CNBB

À frente da coordenação da PPR há mais de três anos, irmã Maria Bove entregou a liderança para Solange Damião. Para a religiosa, a participação nos trabalhos da Pastoral a fez “crescer na esperança de caminhar e acreditar que ‘Deus faz novas todas as coisas’, que o direto e a justiça que Deus quer para todos depende do compromisso de cada um na busca pela transformação social”.

“Recebi do povo, dos agentes e dos amigos a força e a luz que estimulam os processos para que a justiça aconteça em todas as ruas e lixões do pais. Fica o meu agradecimento a cada um que fez parte desta história”, testemunhou irmã Maria.

No encerramento da assembleia, os agentes da pastoral, lideranças da população de rua e de catadores e parceiros de trabalho da PPR participaram de uma Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo