Teologia do Corpo

Pastorais Juvenil e Familiar se unem para celebrar São João Paulo II

Igreja faz memória litúrgica de João Paulo II no dia 22 de outubro

Da redação, com Portal Vida e Família

João Paulo II

Papa João Paulo II/ Foto: Lucía Ballester – CNA

Na semana em que a Igreja faz a memória litúrgica de São João Paulo II, a Pastoral Juvenil e a Pastoral Familiar se unem para refletir e celebrar a partir dos ensinamentos do Papa das Famílias e da Juventude conhecidos como Teologia do Corpo

De 19 a 21 de outubro, às 21h30, pelos canais dos Jovens Conectados e da Pastoral Familiar Brasil no YouTube e nas páginas no Facebook, acontecerão encontros de reflexão a partir do magistério do pontífice como um tríduo. Já no dia 22, data da celebração litúrgica de São João Paulo II, a live terá o tema “Sou Missionário da Teologia do Corpo”, a partir das 20h também nas redes sociais das pastorais. 

Iniciativa

Coordenadora do Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar junto com seu esposo Ronaldo de Melo, Tatiana Miliante é uma das organizadoras da iniciativa em parceria com os Jovens Conectados. Ela explica que a série de lives é para aqueles agentes de pastoral, lideranças comunitárias e até pais e jovens que querem descobrir e aprofundar um pouco da Teologia do Corpo, de modo a ter mais segurança e propriedade ao abordar os temas como sexualidade e afetividade.

“Vamos dar dicas de como começar e como crescer, num verdadeiro apostolado, para que você se torne um missionário da Teologia do Corpo que ilumina a nossa mente para todas essas questões de sexualidade e afetividade”, anuncia Tatiana.

“Esse grande santo dos tempos modernos nos deixou esse legado e nós podemos tirar um grande proveito espiritual não só para nós, mas para as pessoas que estão à nossa volta também, despertando quem sabe essa vocação e essa missão para que a gente possa ajudar a propagar essa boa nova do plano divino para o amor humano”, motiva.

O Tríduo que antecede a memória de São João Paulo II terá o formato de oração da noite. Já no dia 22, serão aprofundados os temas e as dicas para a missão por meio da Teologia do Corpo.

A Teologia do Corpo

Assim é conhecida a seleção de 133 catequeses do papa São João Paulo II proferidas nas audiências gerais no Vaticano, entre os anos de 1979 a 1984, os primeiros do seu pontificado. Essas catequeses foram divididas em seis ciclos: “O princípio: a unidade originária do homem e da mulher”, “O coração que se rende”, “A ressurreição da carne”, “A virgindade cristã”, “O matrimônio cristão” e “Amor e fecundidade”. 

Toda a rica reflexão do pontífice ajuda a adentrar nos mistérios corpo humano, que é santo e templo onde o próprio Deus habita (I Cor 3,16). Frente a uma sociedade que busca “coisificar” o corpo, como se servisse apenas para a única meta de usá-lo para prazeres pessoais, o papa traz que “o corpo, de fato, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus, e assim ser sinal d’Ele”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo