São paulo

Começa vacinação contra a febre amarela no sul da capital paulista

Cerca de 500 mil pessoas são esperadas em 38 postos da região do extremo sul de São Paulo para vacinação contra a febre amarela 

Da redação, com Agência Brasil 

A vacinação será disponibilizada em 38 postos da região /Foto: Reprodução Agência Brasil

Dois meses após o início da campanha de vacinação contra a febre amarela do tipo silvestre em bairros vizinhos à mata da Serra da Cantareira, ao norte da Grande São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará imunização aos moradores do extremo sul da capital.

Cerca de 500 mil pessoas são esperadas em 38 postos da região de Engenheiro Marsilac, Jardim Ângela, Parelheiros e parte do Capão Redondo. A prevenção foi adotada após dez macacos serem encontrados com febre amarela no município de Itapecerica da Serra, a apenas 4,5 quilômetros (km) dessa região. Para os que vivem em áreas rurais de Parelheiros e Marsilac, a vacinação chegará à casa dos moradores.

Apesar dessa ampliação no universo de pessoas atendidas na capital, a secretaria observa que até agora nenhum caso humano de febre amarela silvestre ou urbana adquirida foi confirmado na capital paulista.

Leia mais
.: Postos de saúde de São Paulo vacinam contra febre amarela
.: São Paulo irá vacinar 2,5 milhões de pessoas contra febre amarela
.: Brasil adota dose única de vacinação contra febre amarela

Zona Norte

Até essa quarta-feira, 20, 1.102.106 pessoas haviam sido vacinados na zona norte da cidade. O movimento nos postos, no entanto, caiu para a metade em relação ao começo da imunização. Nessa região, a campanha teve início no último dia 21 de outubro. As doses do medicamento podem ser encontradas em 90 unidades básicas de Saúde.

A secretaria alerta que também devem tomar a vacina as pessoas que vão viajar para áreas de risco de transmissão de febre amarela no Brasil ou no exterior. Nesse caso, é necessário receber a dose com dez dias de antecedência para o real efeito da imunização. O horário de funcionamento da maioria dos postos é das 7h às 16h.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a atenção está mais voltada para os corredores ecológicos, como os da zona norte e das regiões de Alto Tietê, Osasco e Jundiaí. Nessa última, a cobertura vacinal já é superior a 90%.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo