1 mês da tragédia

Papa recebe colete usado por voluntários em Brumadinho

Tragédia em Brumadinho completa 1 mês; presidente da CNBB entregou ao Papa Francisco colete usado por voluntários

Da redação, com Vatican News

Cardeal de Brasília entregou ao Papa colete recebido durante sua visita a Brumadinho / Foto: Arquivo VaticanMedia

O presidente da CNBB e arcebispo de Brasília, Card. Sérgio da Rocha, entregou ao Papa Francisco na última sexta-feira, 22, o colete utilizado pelos voluntários em Brumadinho.

“Que este testemunho de atenção do próprio Papa em relação a Brumadinho motive toda a Igreja no Brasil a ter a mesma solidariedade, a querer sempre mais estar unida aos irmãos e irmãs que ali estão.”, disse Dom Sérgio.

O arcebispo de Brasília recebeu o colete quando esteve na cidade mineira, com o pedido que chegasse até o Papa: “Fiz isso. O Papa expressa a sua solidariedade, a sua oração, acolhendo esta veste com muita atenção. Isto é, o Papa se interessou para saber melhor da própria situação em Brumadinho e expressou sua oração, sua solidariedade. Eu já procurei transmitir isso ao Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor, à Igreja que está em Belo Horizonte, à Igreja que está em Brumadinho.”

Dom Sérgio elogiou o testemunho de solidariedade e serviço que a Igreja local tem dado, dizendo ser uma lição para que todos aprendam a ser solidários com os irmãos que mais sofrem e a permanecer nessa atitude de atenção, de solidariedade e de serviço em relação aos outros:

“Por quê? Com o passar do tempo, corre-se o risco de esquecer as lições de Brumadinho, mas também de não dar a devida atenção às pessoas que ali estão, às famílias que estão sofrendo. Claro, há também a recordação saudosa daqueles que partiram.”

Por fim, o presidente da CNBB afirmou que a entrega do colete ao Papa têm o significado de atenção da Igreja para com o povo mineiro, proximidade afetuosa, oração e solidariedade:

“Que este testemunho de atenção do próprio Papa em relação a Brumadinho motive toda a Igreja no Brasil a ter a mesma solidariedade, a querer sempre mais estar unida aos irmãos e irmãs que ali estão, mas também a oferecer a sua contribuição para que situações como ocorreu lá jamais aconteçam novamente no Brasil.”

Tríduo de oração

Passado um mês da tragédia, o número de mortos chega a 176. Os desaparecidos são 134. A Arquidiocese de Belo Horizonte organizou um tríduo de oração, que se conclui nesta segunda-feira, 25, com a celebração da missa na Igreja São Sebastião, Matriz de Brumadinho, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo