Causas dos Santos

Papa promove mudanças nos atos da Congregação

A recente aprovação de 19 decretos, reconhecendo as virtudes heróicas, o martírio ou a intercessão num milagre de 51 beatos e servos de Deus, foi a ocasião para que o papa Bento XVI introduzisse mais uma novidade nos atos da Congregação para as Causas dos Santos.

Ao contrário do que acontecia no pontificado de João Paulo II, a aprovação dos decretos não aconteceu num “Consistório público”, mas num encontro privado com o Cardeal português D. José Saraiva Martins, prefeito do referido Dicastério, e os titulares dessa Congregação.

Por outro lado, a decisão do Santo Padre foi comunicada em primeiro lugar na edição quotidiana “Osservatore Romano”, e não na sala de imprensa da Santa Sé. Todos estes processos, que chegam ao fim com a promulgação dos decretos, foram instruídos durante o pontificado de João Paulo II, que beatificou 1338 fiéis e canonizou 482.

O papa Bento XVI, que já tinha delegado a presidência dos ritos de Beatificação e a Congregação para as Causas dos Santos, publicou pouco depois do início do pontificado, uma comunicação sobre os novos procedimentos nos ritos de beatificação que reflete as mudanças acontecidas, neste âmbito.

A decisão de voltar a delegar as beatificações, como se fazia até antes do pontificado de Paulo VI, deve-se à “diferença de caráter” deste ato pontifício em relação à canonização, segundo D. Saraiva Martins.

Os decretos promulgados esta segunda-feira referem-se a estas causas:

Milagres – Venerável Servo de Deus Eustaquio Van Lieshout, holandês, sacerdote da Congregação do Sagrado Coração de Jesus e Maria, falecido no Brasil (1890-1943). – Venerável Servo de Deus Luigi Boccardo, italiano, sacerdote da arquidiocese de Turim, fundador das Irmãs de Jesus Rei, ramo contemplativo da Congregação das Pobres Filhas de São Caetano (1861-1936). – Venerável Servo de Deus Luigi Monza, italiano, sacerdote da arquidiocese de Milão e Fundador do Instituto Secular das Pequenas Apóstolas da Caridade (1898-1954). – Venerável Servo de Deus Mosè Tovini, italiano, sacerdote da diocese de Brescia (1817-1930). – Venerável Servo de Deus Agostinho Thevarparampil, indiano, conhecido como “Kunjachan”, sacerdote da eparquia de Palai (1891-1973). – Venerável Serva de Deus Maria Teresa de Jesus, (no século Maria Scrilli), italiana, fundadora da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Carmelo (1825-1889). – Venerável Serva de Deus Maria Teresa de São José (no século Anna Maria Tauscher van den Bosch), alemã, fundadora da Congregação das Carmelitas do Coração Divino de Jesus, falecida na Holanda (1855-1938). – Venerável Serva de Deus Maria da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo (no século Maria Grazia Tarallo), italiana, do Instituto das Irmãs Crucificadas Adoradoras da Eucaristia (1866-1912). – Venerável Serva de Deus Elia de São Clemente (no século Teodora Fracasso), italiana, monja da Ordem dos Carmelitas Descalços (1901-1927).

Martírio – Servos de Deus espanhóis Victor Chumillas Fernández, sacerdote da Ordem dos Frades Menores (1902-1936) e 21 companheiros, da mesma Ordem Franciscana, mártires. – Servos de Deus espanhóis Antero Mateo García, pai de família, da Terceira Ordem de Santo Domingo (1875-1936) e 11 companheiros, da Segunda e Terceira Ordem de São Domingos, mártires.

Virtudes heróicas – Beato Simón de Lipnica, polaco, sacerdote da Ordem dos Frades Menores (1440-1482). O seu culto foi confirmado pela Santa Sé em 24 de Fevereiro de 1685. – Beata Camilla Battista Varano, italiana, irmã da Ordem das Clarissas (1458-1524). O seu culto foi confirmado pela Santa Sé em 7 de Abril de 1843. – Servo de Deus Carlo Bascapè (no século Giovanni Francesco), italiano, da Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, Barnabitas, bispo de Novara (1550-1615). – Servo de Deus Massimo Rinaldi, italiano, da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), bispo de Rieti (1869-1941). – Servo de Deus Paul Josef Nardin, alemão, sacerdote diocesano e Fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família (1821-1862). – Servo de Deus Eustachius Kugler (no século Josef), alemão, religioso da Ordem Hospitaleira de São João de Deus (1867-1946). – Serva de Deus Isabella De Rosis, italiana, Fundadora da Congregação das Irmãs Reparadoras do Sagrado Coração (1842-1911). – Serva de Deus Josefa Segovia Morón, espanhola, primeira directora geral da Instituição Teresiana (1891-1957).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo