João Paulo II pediu que os cristãos sejam «homens de diálogo» diante do assim chamado «choque de civilizações».
O Papa fez sua proposta ao encontrar-se nesta sexta-feira com representantes da Universidade Pontifícia Urbaniana, centro de formação em Roma de sacerdotes, seminaristas, religiosos e leigos, em sua grande maioria de países de missão que completa 375 anos de vida.
«Sem renunciar a afirmar a força da mensagem evangélica –insistiu–, é uma tarefa importante no mundo dilacerado de hoje, que os cristãos sejam homens de diálogo e que contrastem esse choque de civilizações que às vezes parece inevitável».«A violência, o terrorismo, a guerra não fazem mais que construir novos muros entre os povos», constatou o bispo de Roma.
Portanto, o Papa propôs aos universitários fazer da Urbaniana uma « universalidade, no qual se deve poder respirar esse sentido de comunhão profunda que caracterizava a comunidade primitiva».
Por este motivo, olhando ao futuro, o Papa propõe à Universidade Urbaniana que se distinga «entre as demais universidades de Roma precisamente por uma atenção particular às culturas dos povos e às grandes religiões mundiais, começando pelo islã, o budismo, e o hinduísmo».
Neste trabalho, o bispo de Roma declarou que é necessário «considerar com atenção o problema do diálogo inter-religioso em suas implicações teológicas, cristológicas e eclesiológicas».
Por último, o Papa pediu à Urbaniana emprestar particular atenção a «à formação integral de seus alunos». «A Igreja do terceiro milênio necessita de sacerdotes, religiosos e leigos que sejam santos e cultos. Não se trata de um novo programa», finalizou, «o programa já existe: é o de sempre, comentado pelo Evangelho e a Tradição viva. Que se centra, em última análise, no mesmo Cristo, que há que se conhecer, amar, imitar, para viver n´Ele a vida trinitária e transformar com Ele a história».
Os vários milhares de alunos da Universidade Pontifícia Urbaniana procedem de 110 países. A Universidade conta com 90 institutos afiliados em mais de 40 países do mundo – http://www.urbaniana.edu.
Fonte: Zenit