Nomeação para o Brasil

Papa nomeia novo bispo para a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda

Transferido da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Luiz Henrique Brito sucederá Dom Francisco Biasin no governo pastoral

Da redação, com CNBB

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 13, para a diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) Dom Luiz Henrique da Silva Brito, atualmente bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ).

O bispo sucederá Dom Francisco Biasin, que teve seu pedido de renúncia acolhido hoje pelo Papa, após completar 75 anos em setembro de 2018.

Em nota à Dom Luiz Henrique, o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner,  afirmou que a Conferência dos Bispos recebeu com alegria a notícia da nomeação e reza para que seu ministério seja de muitos frutos. O bispo agradeceu também ao Santo Padre pelo constante olhar de cuidado com as igrejas particulares no Brasil.

A Dom Biasin, o secretário da CNBB agradeceu por todo o bem que ele realizou em favor do povo e do Evangelho de Cristo, e destacou que o bispo sempre deu um testemunho de dedicação como Pastor junto às comunidades que assumiu, em Pesqueira (PE) e Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ).

Sobre Dom Luiz Henrique

Dom Luiz Henrique Brito / Divulgação CNBB

Nascido em 19 de maio de 1967, em São Gonçalo (RJ), Dom Luiz Henrique foi ordenado presbítero em dezembro de 1991, na cidade de Campos dos Goytacazes, também no estado do Rio de Janeiro. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade de Santa Cruz, em Roma.

Em sua trajetória, foi coordenador da Pastoral Vocacional da diocese de Campos, coordenador diocesano de Pastoral, juiz auditor da Câmara Eclesiástica, também com experiência como professor e diretor espiritual em faculdade e seminários.

Nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro em 29 de fevereiro de 2012, foi ordenado em 12 de maio daquele ano, na Catedral de São Sebastião, pelo arcebispo local, Dom Orani João Tempesta, hoje cardeal.

Na arquidiocese carioca, Dom Luiz Henrique acompanhou as escolas Mater Ecclesiae e Luz e Vida, como diretor geral. As iniciativas são voltadas para a formação na doutrina católica.

Como bispo auxiliar também foi animador dos vicariatos não territoriais para a Caridade Social e para a Comunicação Social e da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Além disso, acompanhou o movimento dos Círculos Bíblicos, as Comunidades Eclesiais de Base, a rádio Catedral 106.7 FM e o Tribunal Eclesiástico do Rio.

Sobre Dom Biasin

Dom Francisco Biasin / Divulgação CNBB

Nasceu na Itália, em Arzercavalli, o bispo radicou-se no Brasil como sacerdote fidei donum, na década de 70, para trabalhar na diocese de Petrópolis (RJ).

De 1981 a 1990, estando na diocese de Duque de Caxias (RJ), foi pároco da Catedral e Vigário-Geral. Foi membro da Comissão de Presbíteros do Regional Leste-1 da CNBB. Foi pároco na cidade de Itaguaí, confessor e diretor espiritual no Seminário Maior de Nova Iguaçu. Foi Vigário-Geral e Administrador diocesano de Itaguaí e pároco da Paróquia Santa Teresinha. Retornando para a Itália recebeu o cargo de responsável do Departamento Missionário da Diocese de Pádua.

Foi nomeado bispo da diocese de Pesqueira (PE) pelo então Papa João Paulo II, em 23/7/2003, sendo ordenado por seu predecessor Dom Bernardino Marchió no dia 12/10/2003, na Praça Dom José Lopes, em frente à Catedral de Santa Águeda, na cidade de Pesqueira. Tomando posse na mesma celebração da sua diocese.

O religioso foi eleito, dia 11/05/2011, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, função que exerce até a 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, de 1º a 10 de maio deste ano.

O papa Bento XVI o nomeou para bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda, em 8/6/2011, diocese na qual tomou posse dia 28/8/2011. Desde o 27/10/2012, nomeado pelo Papa Bento XVI, integra o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso do Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo