Nomeação

Papa nomeia Cardeal Sérgio da Rocha como arcebispo de Salvador (BA)

Santo Padre acolheu renúncia de Dom Murilo Krieger por motivo de idade

Da Redação, com CNBB

Cardeal Sérgio da Rocha é transferido de Brasília para Salvador; ele já foi presidente da CNBB / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 11, o pedido de renúncia apresentado por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger ao governo pastoral da arquidiocese São Salvador da Bahia, a Sé Primacial do Brasil. Como novo arcebispo, o Santo Padre nomeou o Cardeal Sérgio da Rocha, até então arcebispo de Brasília (DF).

Com a decisão do Papa, Dom Murilo torna-se agora bispo emérito. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico, que define que “ao bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade, é solicitado apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”. Com a aceitação da renúncia pelo Papa, o bispo emérito fica, então, desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.

Dom Murilo apresentou sua carta de renúncia em outubro de 2018, após completar 75 anos. Ele estava no governo pastoral da arquidiocese de Salvador (BA) desde 2011. Foi sagrado bispo em 28 de abril de 1985 adotando como lema episcopal a frase: “Deus é amor”. 

Natural de Brusque (SC), Dom Murilo já passou também pelas arquidioceses de Maringá (PR) e Florianópolis (SC). Ele foi vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e coordenou o processo de beatificação de Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia, cuja canonização aconteceu em 16 de outubro de 2019. É autor de vários livros, escreve em revistas e jornais e tem programas na TV e no rádio, com o intuito de evangelizar. 

Em nota oficial, Dom Murilo deu as boas vindas a Dom Sério. “O Senhor Bom Jesus do Bonfim, que com seus braços abertos acolhe todos os que sobem a Colina Sagrada, acolha este irmão que vem para a Bahia! Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira deste Estado, interceda por este seu filho! E Santa Dulce dos Pobres seja para o Cardeal Dom Sérgio um exemplo de como ‘amar e servir'”, escreveu.

A CNBB agradeceu a Dom Murilo por sua dedicação à Igreja no Brasil e na arquidiocese de São Salvador da Bahia. “Desejamos que este tempo de emeritude, como afirmou o presidente da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB, Dom Francisco Biasin, seja um momento de um renascimento diante da Igreja à qual continua sendo convidado a sempre servir com sua experiência e sabedoria”.

Cardeal Sérgio da Rocha: novo arcebispo primaz do Brasil

Natural de Dobrada (SP), Dom Sérgio da Rocha é mestre em Teologia Moral pela pontifícia faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e obteve o doutorado na Academia Alfonsiana da pontifícia universidade Lateranense, em Roma, em 1997.

Sagrado bispo em 2001, já foi bispo auxiliar de Fortaleza (CE), arcebispo coadjutor e arcebispo de Teresina (PI) e arcebispo de Brasília (DF).  Seu lema episcopal é: “Omnia in Caritate” (1Cor 16,14) – “Tudo na caridade”.

Entre suas atividades, destacam-se a sua atuação como membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, de 2007 a 2011, e como presidente da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé, de 2011 a 2015. Dom Sérgio também foi presidente do departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) de 2007 a 2011. Ele representou a CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização de 2012 e na XIV Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família.

Foi criado Cardeal pelo Papa Francisco no consistório realizado, na Basílica de São Pedro, em 19 de novembro de 2016, recebendo o título da basílica de Santa Cruz na Via Flaminia, em Roma. Dom Sérgio também foi presidente da CNBB de 2015 a 2019 e Relator geral da XV Assembléia dos Bispos, de 2018, que tratou do tema da juventude. Atualmente é arcebispo de Brasília, membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano), da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e da Congregação para o Clero (Vaticano).

Dom Sérgio enviou uma mensagem à arquidiocese de Salvador, resumindo tudo o que gostaria de dizer em três palavras: agradecer, amar e servir. “Quem quer amar e servir necessita de muita oração. Por isso, peço encarecidamente: rezem por mim! Estejam certos de minhas orações. Peço as bençãos do Senhor Bom Jesus do Bonfim para todos, contando com a intercessão materna de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de Santa Dulce dos Pobres. A todos, envio a benção de Deus e um afetuoso abraço!”. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo