1º de março

Abertura da Campanha da Fraternidade 2020 acontece neste domingo

Presidente da CNBB será o celebrante da missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2020; celebração acontece no Santuário Nacional de Aparecida

Da redação, com CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza no próximo domingo, 1º , às 8h, a missa de abertura da Campanha da Fraternidade de 2020. A celebração acontece no Santuário Nacional de Aparecida (SP). O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a Eucaristia, concelebrada pelos representantes da coordenação executiva da Campanha e membros da presidência da Conferência.

Leia mais
.: CF 2020 nos leva a trocar o coração ‘de pedra’ pelo ‘de carne’, diz bispo

Durante a celebração, acontecerá a leitura da carta enviada pelo Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade deste ano. Na mensagem, o Pontífice chama a atenção para a necessidade de fortalecer o valor da vida. Além disso, recorda que a conversão não deve ser separada do serviço aos irmãos e irmãs, “sobretudo aos mais necessitados”.

Também durante a celebração, uma relíquia com um fragmento do corpo de Santa Dulce dos Pobres será entronizada por crianças e ficará exposta no Altar Central ao longo da celebração. A religiosa baiana serviu de inspiração para a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

“O que a gente vai vivenciar nesse período da quaresma, Irmã Dulce vivenciou sua vida toda: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele com amor. E ela dizia muito: o importante é fazer a caridade, não falar na caridade. Uma pessoa humilde, simples, nunca procurou divulgar o que fazia e sim estar sempre perto daqueles que mais precisavam. Sua obra é hoje seu maior testemunho”, afirma a sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo