Nomeação para o Brasil

Papa Francisco nomeia bispos auxiliares para São Paulo

Novos bispos receberão a sagração episcopal em fevereiro; Data de posse das funções na Arquidiocese ainda não foi divulgada

Da redação, com CNBB

Novos-bisposO Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 10, dois novos bispos auxiliares para a arquidiocese de São Paulo (SP): padre Eduardo Vieira dos Santos e padre Devair Araújo da Fonseca.

Atualmente, padre Eduardo exerce a função de chanceler e cura da Catedral da Sé na mesma arquidiocese. Ele será ordenado bispo no dia 7 de fevereiro, às 09h30, na Catedral metropolitana de São Paulo.

Padre Devair estava a frente da paróquia São José, em Orlândia, diocese de Franca (SP). Sua ordenação episcopal será em Franca, no dia 1º de fevereiro, às 09h30.

Em nota divulgada pela Arquidiocese de São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer afirma que as nomeações vieram em “boa hora” para substituir Dom Tarcísio Scaramussa e Dom Milton Kenan Júnior, nomeados pelo Papa, respectivamente, como bispo coadjutor de Santos (SP) e bispo diocesano de Barretos (SP).

“Demos graças a Deus por esses dois novos bispos, eleitos pelo Papa Francisco para o serviço do povo de Deus na Metrópole paulistana!”, destacou o cardeal.

Dom Odilo convidou os fiéis a rezarem pelos novos bispos, “pedindo que o Espírito Santo os ilumine, conduza e fortaleça no exercício de sua missão”.

A data da cerimônia de posse das funções na arquidiocese de São Paulo ainda não foi divulgada.

Padre Eduardo Vieira dos Santos

padre Eduardo exercia a função de chanceler e cura da Catedral da Sé / Foto: Arquidiocese SP

padre Eduardo exercia a função de chanceler e cura da Catedral da Sé / Foto: Arquidiocese SP

É natural de Bom Sucesso, no Paraná. Nasceu em 18 de março de 1965. Aos 23 anos, ingressou para a Congregação de Santa Cruz, em São Paulo. Em 12 de dezembro de 2000, foi incardinado na arquidiocese de São Paulo e ordenado sacerdote em 15 de dezembro do mesmo ano.

Durante sete anos, exerceu a função de pároco da paróquia São João Gualberto e, por seis anos, foi vice-reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor.

Atualmente está como chanceler e cura da catedral da Sé.  É mestre em direito canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (PUL).

Padre Devair Araújo da Fonseca

Padre Devair estava a frente da paróquia São José, em Orlândia, diocese de Franca (SP) / Foto: Arquidiocese SP

Padre Devair estava a frente da paróquia São José, em Orlândia, diocese de Franca (SP) / Foto: Arquidiocese SP

Nascido em Franca (SP), em 1º de abril de 1968, padre Devair iniciou os estudos no Seminário Maior Nossa Senhora do Patrocínio, em 1992. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 20 de dezembro de 1998.

Até a data da nomeação, exercia a função de pároco da paróquia São José em Orlândia. Durante sua trajetória sacerdotal foi capelão do Carmelo Santa Teresa e Beata Miriam, reitor do Seminário diocesano “Nossa Senhora do Carmo” de 2004 a 2006.

Em 2011, assumiu o cargo de coordenador diocesano de pastoral. Também foi assessor da Escola de Teologia e Escola Diaconal. Atuou como docente no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto, Instituto de Filosofia e Teologia de Jaboticabal e no Instituto João XXIII, em Franca.

No regional Sul 1 da CNBB, exerceu a presidência e secretaria da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo