Nomeações

Papa Francisco faz três nomeações para a Igreja no Brasil

Francisco nomeou dois bispos coadjutores e fez uma transferência para uma diocese até então vacante

Da redação, com CNBB

Dom Zanoni Demettino Castro, Dom Odelir José Magri e Dom Waldemar Passini Dalbello

Dom Zanoni Demettino Castro, Dom Odelir José Magri e Dom Waldemar Passini Dalbello

O Papa Francisco anunciou três mudanças na estrutura do episcopado brasileiro. A primeira foi a nomeação de Dom Zanoni Demettino Castro como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Feira de Santana (BA), transferindo-o da diocese de São Mateus (ES).

Natural de Vitória da Conquista (BA), Dom Zanoni nasceu no dia 23 de janeiro de 1962. Foi nomeado bispo em 03 de outubro de 2007 e tem como lema episcopal “Eis-me, envia-me”.

A outra mudança foi a transferência de Dom Odelir José Magri da sede episcopal de Sobral (CE) para a diocese de Chapecó (SC), até então vacante. Até o momento, a diocese tem apenas um administrador apostólico, o Bispo de Erexim (RS), Dom José Gislon.

Dom Odelir é natural de Campo Erê (SC), nasceu no dia 18 de abril de 1963. Foi nomeado bispo pelo Papa emérito Bento XVI, em 12 de outubro de 2010. Escolheu como lema “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”.

E a terceira nomeação realizada por Francisco foi de Dom Waldemar Passini Dalbello como bispo coadjutor de Luziânia. Ele foi transferido da arquidiocese de Goiânia (GO).

Dom Waldemar é natural de Anápolis (GO), nasceu no dia 06 de junho de 1966. Sua nomeação ocorreu em 30 de dezembro de 2009, por decisão do Papa Bento XVI. Seu lema episcopal é “Reuniu-nos na unidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo