Nesta quarta-feira, 29, o Papa Francisco nomeou um novo bispo para o Brasil e fez uma transferência
Da Redação, com CNBB
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 29, um novo bispo para a Diocese de Guarulhos (SP) e um novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de Salvador (BA).
Para a capital baiana, o Santo Padre nomeou padre Estevam dos Santos Silva Filho, atualmente pároco da Igreja Nossa Senhora da Candeias, em Vitória da Conquista (BA), e ecônomo na mesma arquidiocese.
Para Guarulhos, Francisco escolheu Dom Edmilson Amador Caetano, até o momento bispo de Barretos (SP). O bispo, 53 anos, é paulista e monge da Ordem Cisterciense (O.Cist). Seu lema episcopal recorda a graça divina que sustenta a missão: “Deus providenciará”.
Padre Estevam
Atualmente com 45 anos, é natural de Vitória da Conquista (BA). Nasceu no dia 10 de abril de 1968. Aos 20 anos, ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora das Vitórias, onde cursou Filosofia. Em Belo Horizonte (MG), estudou Teologia no Instituto Coração Eucarístico. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 9 de julho de 1995. É bacharel em Teologia, com especialização em Comunicação para a Pastoral pela Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá (Colômbia).
Desde 1995, exerce atividade como diretor espiritual no Seminário Maior da Arquidiocese de Vitória da Conquista. Foi pároco nas paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguaí; Senhor Bom Jesus e Santa Rita, em Planalto; e Divino Espírito Santo, em Poções. Atuou como administrador da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Nova Canaã.
Padre Estevam tem uma caminhada nas atividades de comunicação na Igreja do Brasil. No período de 2000 a 2010, exerceu, por três mandatos, a função de vigário regional do Vicariato São Marcos, na arquidiocese de Vitória da Conquista. Por dez anos, foi professor de comunicação no Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias (1998-2008) e assessor eclesiástico da Pascom arquidiocesana.
Foi membro e secretário do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Dedicou-se aos trabalhos com os jovens na função de assessor eclesiástico do Setor Juventude do Vicariato São Lucas. Também foi diretor arquidiocesano do Encontro de Casais com Cristo (ECC).