'Com Deus, tem jeito'

Papa envia carta a encontro com pessoas em situação de rua no Pará

Encontro “Com Deus, tem jeito” acontece desde 2016 e recebe todos os anos uma carta do Papa Francisco

Kelen Galvan
Da redação

Momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento / Foto: Arquivo Encontro Com Deus, tem jeito

O Papa Francisco enviou uma carta para o Encontro “Com Deus, tem jeito”, que acontece neste sábado, 27, na cidade de Bragança, no Pará.

O evento, voltado às pessoas em situação de rua, acontece todos os anos desde 2016. Cada edição em uma região diferente do país. Em 2016 foi no Sudeste, em 2017 no Nordeste, em 2018 no Sul, e neste ano será na região Norte.

Na carta, assinada pelo secretário de estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, o Santo Padre expressa seu apreço por esta iniciativa, “chamada a ser instrumento de Deus que vem ao encontro ao clamor dos pobres”.

Francisco destacou um trecho da mensagem para II Dia Mundial dos Pobres, na qual enfatiza que “a resposta de Deus ao pobre é sempre uma intervenção salvadora para cuidar das feridas da alma e do corpo, repor a justiça e ajudar a retomar a vida com dignidade. A resposta de Deus é também um apelo para que toda a pessoa que acredita n’Ele possa, dentro dos limites humanos, fazer o mesmo”.

O Papa disse ainda que se une em oração a cada um, a fim de que não se deixe cair “em saco roto” esta oportunidade de graça. “Neste dia, sintamo-nos todos devedores para com eles, a fim de que, estendendo reciprocamente as mãos uns para os outros, se realize o encontro salvífico que sustenta a fé, torna concreta a caridade e habilita a esperança a prosseguir segura no caminho rumo ao Senhor que vem”.

Por fim, o Santo Padre concedeu aos organizadores e participantes sua Bênção Apostólica e pediu que não deixem de rezar por ele.

Resposta ao apelo do Papa

O encontro “Com Deus, tem Jeito” surgiu em 2016, no Ano da Misericórdia, como uma resposta ao apelo do Papa Francisco. “Ele pedia ações concretas de misericórdia e comunhão, e uma igreja pobre para os pobres. Então nasceu essa inspiração, a princípio com a Obra Lumen, a Canção Nova e a Fazenda da Esperança”, explica o membro consagrado da Obra Lumen e um dos organizadores do evento, Edwin Costa.

Edwin Costa, membro consagrado da Obra Lumen e um dos organizadores do evento / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Em cada edição do evento, o Papa Francisco enviou uma carta, com sua bênção papal, mostrando sua comunhão e unidade.

“É uma alegria imensurável para os irmãos, os carismas, sentir essa comunhão eclesial. Porque o ‘Com Deus, tem jeito’ nasceu assim, como uma resposta para o Papa. E a gente sempre sentiu uma comunhão muito grande com o coração dele. Então, não é por acaso que por quatro anos seguidos ele mande uma mensagem. É porque de fato é uma obra de Deus e tem uma comunhão muito forte com o coração dele”, destaca Edwin.

O evento é organizado pela Obra Lumen de Evangelização, em parceria com entidades que desenvolvem trabalhos na área social. Nas três edições anteriores, o encontro contou com o apoio de mais de 350 carismas, grupos, movimentos, pastorais e instituições, de mais de 120 cidades de 18 estados do Brasil.

Este ano, o encontro já conta com a ajuda de quase 100 carismas, movimentos e instituições que se uniram. São sacerdotes, religiosos, religiosas, fundadores, consagrados que vieram de várias partes do Brasil para fazer a experiência de celebrar este momento com Jesus abandonado. 

“Essa experiência com Jesus abandonado gera a revolução contra a indiferença – que foi o pedido do Santo Padre em uma das cartas enviadas. A partir do momento em que eu toco em Jesus abandonado, na fonte ápice do amor, naquela via mais privilegiada de abandono e da presença de Jesus crucificado, esta experiência me transforma. Nunca mais sou o mesmo, a partir de cada momento em que eu renovo essa experiência – não só com o pobre, mas com a pessoa de Jesus Cristo, que está encarnado, abandonado naquele que sofre”, explica Edwin.

Ele lembra que em outra carta, o Santo Padre destacou: “se queres encontrar a Cristo, é preciso tocar em sua carne sofredora”. E afirmou que, em cada mensagem enviada fica mais evidente essa profunda comunhão. 

“O Papa é muito direto, mesmo sem termos dialogado, o contato sempre acontece através dos bispos locais (que informam o Papa sobre a realização do evento). Ele realmente acaba direcionando e reafirmando toda a espiritualidade e a essência da inspiração do ‘Com Deus, tem jeito”, enfatiza Edwin.

Mais informações no site do encontro: www.eventocomdeustemjeito.com.br

Veja como foi a primeira edição do encontro na reportagem de Elaine Santos:

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo