15 de março

Pandemia: Diocese de Lorena emite comunicado com novas orientações

Novas orientações dadas pelo bispo da Diocese de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, entram em vigor nesta segunda-feira, 15

Da redação, com Diocese de Lorena

Nesta sexta-feira, 12, o bispo de Lorena (SP), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, emitiu um comunicado sobre as novas orientações para os fiéis neste tempo de pandemia. As novas regras entram em vigor nesta segunda-feira, 15, e derivam das últimas decisões do Governo Estadual

“Neste momento em que é fundamental somarmos esforços para reduzir o impacto da proliferação do coronavírus, manifestamos o nosso compromisso com as orientações das autoridades civis. Diante do agravamento da situação e com espírito quaresmal, peço a todos a observância das seguintes determinações a partir de segunda-feira, 15, até o dia 30 de março.”, diz a nota.

Continuam suspensos todos os eventos com aglomerações, tais como formações, encontros, cursos, retiros, reuniões de pastoral e quermesses.

A Santa Missa deve ser celebrada pelos sacerdotes diariamente sem a presença da comunidade paroquial. Os fiéis são aconselhados a ‘participar’ das Missas pelos meios de comunicação (tv, rádio, internet, redes sociais das paróquias e lives). Os fiéis ficam portanto, dispensados do dever do preceito da Missa Dominical e de outros dias de preceito.

Outras medidas

As igrejas podem se manter abertas em outros horários para os que desejarem fazer sua oração pessoal e adoração.

“Convidamos os fiéis a praticar orações em suas casas, Igrejas Domésticas, na certeza de que a oração move o coração compassivo de Deus, que nos socorre em meio a essas tribulações”, diz o comunicado.

Os doentes podem ser atendidos em casos graves, quando solicitados, sempre observando as necessárias medidas preventivas de saúde. As visitas aos casos não-graves estão suspensas.

O comunicado lembra ainda que batizados e casamentos que não possam ser adiados, sejam realizados sem contrariar as determinações e as recomendações das autoridades competentes.

Em relação à Missa dos Santos Óleos e às celebrações da Semana Santa, será feito um comunicado mais próximo das datas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo