Dia dos avós

Padre sobre avós: "levaram-me ao amadurecimento na vocação"

No Dia dos Avós, sacerdote fala sobre importância dos avós para o discernimento vocacional dos netos e afirma que avós foram motivadores de sua vocação

Julia Beck
Da redação

Padre Thales Nogueira e sua avó, Tereza Nogueira. Sacerdote recordou também os avós já falecidos/ Foto: Arquivo Pessoal – Padre Thales

“Os avós são de suma importância na vida familiar, quando são valorizados e respeitados, tornam-se grandes educadores na fé e nos valores do Reino de Deus, mediante suas experiências de vida”. A reflexão é do padre Thales Nogueira, da diocese de Lorena (SP). O sacerdote recorda o Dia dos Avós celebrado nesta sexta-feira, 26. A data faz memória aos avós de Jesus: São Joaquim e Sant’Ana. De acordo com alguns escritos apócrifos, os santos foram os primeiros educadores de Nossa Senhora e viviam uma vida de fé e de temor a Deus.

Segundo o padre, os avós podem e devem ser grandes catequistas da “Igreja doméstica”. “Hoje, vejo muitos avós que levam seus netos para as celebrações nas comunidades e os ensinam a rezar. Acredito que, nos dias de hoje, o maior testemunho que se pode ver em uma comunidade é um avô ou uma avó transmitindo o tesouro da fé aos seus netos, fazendo com que eles já, desde a infância, tenham gosto pelas coisas de Deus”, destacou o sacerdote.

Leia também
.: Bispos aos avós: transmitam valores humanos e cristãos aos netos

Os avós podem contribuir na vocação dos netos, de acordo com padre Thales. O sacerdote afirma que esses familiares têm a missão de mostrar a importância de se viver uma vida em Cristo, que consiste em realizar a vontade de Deus de maneira livre e feliz. “Penso que eles devem mostrar os caminhos, é o melhor discernimento vocacional que os avós têm a fazer”, afirmou.

O sacerdote relata que seus avós tiveram uma grande participação em sua caminhada vocacional: “Desde pequeno, pude receber deles uma rica formação na fé cristã católica. Eram pessoas que frequentavam a Igreja e colaboravam muito na comunidade. Graças ao testemunho deles, e a fé que transmitiram, levaram-me ao amadurecimento na vocação ao sacerdócio”.

Leia também
.: Avós, símbolos de experiências
.: Avós: pais duas vezes!
.: Saiba qual é a missão dos avôs

“Sempre recebi deles o apoio e orações. De fato, foram grandes motivadores da minha vocação. Reconheço e agradeço a Deus pelo dom da vida de meus avós. Realmente Deus coloca em nossas vidas pessoas que nos ajudam a caminhar e dar uma resposta na colaboração da construção do Reino de Deus”, contou o sacerdote. Padre Thales foi ordenado sacerdote no dia 7 de maio de 2017, e contou com a presença de sua única avó viva, Tereza Nogueira, durante a celebração e em todo o período que esteve no seminário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo