Espiritualidade

Padre orienta como viver bem a Quaresma e a Páscoa

O chanceler da Arquidiocese de Niterói (RJ), padre Demétrio Gomes, explica o sentido da Quaresma e orienta como vivê-la bem

Luciane Marins
Da redação

demetrio_ok

Padre Demétrio Gomes, chanceler da Arquidiocese de Niterói (RJ)

A Quaresma, tempo litúrgico que antecede a Páscoa, é um período propício para a reflexão e conversão dos fiéis. Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, padre Demétrio Gomes, chanceler da Arquidiocese de Niterói (RJ), fala sobre o sentido deste tempo e orienta os fiéis sobre como vivê-lo bem.

O Padre explica que a Quaresma está apoiada sobre três alicerces da vida espiritual cristã: oração, penitência e caridade.

1- A oração, diálogo constante com Deus, alimenta nossa alma e nos dá força para superarmos o que a nossa limitação humana não alcança.

2- A penitência é a cruz voluntária que nós abraçamos por amor a Deus para nos tornar participantes com Ele, de alguma forma, de Sua morte, para na Páscoa ressuscitar.

3 – Caridade é a consequência desses dois primeiros atos. A pessoa que está enxertada em Deus automaticamente transborda do amor de Cristo. Não há autêntica vida cristã que não se manifesta por meio da prática da caridade fraterna.

Via-Sacra

De acordo com padre Demétrio, a Via-Sacra é uma obra devocional e não uma ação litúrgica, há, portanto, uma variedade de modos pelos quais os fiéis podem vivenciá-la. “É comum em todas as sextas da Quaresma os cristãos se reunirem para celebrar as estações”.

Campanha da Fraternidade

O sacerdote explica que a Campanha da Fraternidade é uma forma de concretizar a caridade fraterna. “Os bispos definem o tema que diz respeito a algo atual, uma problemática atual da sociedade, para que os cristãos, que são fermento na massa, façam de modo ‘corporativo’, alguma obra de caridade”.

Tríduo Pascal

Para o padre, a primeira medida concreta para viver bem a Páscoa é deixar de encarar a Semana Santa como feriado.

“É importante que as famílias cristãs se programem, desde já, de modo a organizar a sua agenda para saber onde participarão de cada celebração da Semana Santa. Organizar onde vão assistir à Missa, aos atos da Paixão; pensar numa programação em família para viver esse tempo principal da nossa fé”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo