Monumento ao Cristo Redentor completa 90 anos em outubro
Denise Claro
Da redação
Em 2021, o monumento ao Cristo Redentor, localizado no Morro do Corcovado, maior símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil, completará 90 anos. De hoje até a data, são exatos nove meses de celebração e preparação para a grande festa. Desde que foi inaugurado, o Monumento sempre se destacou no cenário nacional e internacional como símbolo e porta de entrada do turismo brasileiro, maior monumento em art déco do mundo e Santuário católico.
O monumento tem 38 metros de altura, sendo 30 do corpo do Cristo e 8 do pedestal. O Cristo Redentor equivale a um prédio de 13 andares. Além disso, o cume em que está localizado tem 710m de altitude. Quem visita o Cristo tem uma visão ampla dos principais pontos do Rio de Janeiro.
A importância do monumento foi reconhecida por autoridades e órgãos internacionais. Em 2005, a estátua foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2007, o Cristo foi eleito uma das sete maravilhas do mundo. Ao longo desses 90 anos, músicos e artistas fizeram referência ao monumento, e foi ao visitar o Cristo Redentor que o Papa João Paulo II afirmou, em 2 de julho de 1980 “Se Deus é brasileiro, o Papa é carioca”.
Simbolismo
A vocação original da estátua do Cristo Redentor é a comunicação do Evangelho. Quando o padre Pierre Marie Boss concebeu o monumento, no século XIX, ele imaginava uma estátua de Jesus que pudesse anunciar sua mensagem em todas as línguas e linguagens, ao grande e ao pequeno, ao sábio e ao analfabeto: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida’ (Jo 14,6). A ideia era erguer no alto do Monte Corcovado um símbolo universal, afirma o site oficial da Arquidiocese do Rio.
O Cristo Redentor é uma obra que expressa o sentimento e a benção do povo brasileiro, se adequando perfeitamente à paisagem. O Monumento foi concebido como expressão da divindade de Jesus Cristo e das riquezas do seu Mistério Pascal. “É por isso que se chama Cristo Redentor do Corcovado”, explica o site oficial do Santuário. A partir desta realidade, o Monumento tem cinco grandes significados religiosos: a Eucaristia, a Cruz, a Ressurreição, o Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Aparecida.
Em sua capela, há a presença da Eucaristia. O Cristo vivo sacramentalmente, em corpo e sangue, alma e divindade, é o verdadeiro coração do Monumento. Para os católicos, o próprio Monte Corcovado aponta para o Santíssimo Sacramento. A capela é a mais forte referência religiosa do Monumento, pois seu sacrário conserva viva a presença de Jesus.
Se a Eucaristia é a mais forte referência religiosa do Monumento, sua forma em cruz é o sinal mais visível para quem o observa de longe. A cruz é um símbolo do cristianismo. O Brasil é a “Terra da Santa Cruz”.
O encontro entre Jesus e o homem se dá de maneira especial mediante o sofrimento. E depois do sofrimento vem a ressurreição. Essa verdade está expressa pela cruz do Monte Corcovado. Ela é o próprio Cristo ressuscitado, de braços abertos, trazendo nas mãos as marcas da crucificação.
O coração esculpido no peito do Cristo Redentor é singelo, mas de enorme significado. A devoção ao amor de Deus é fundamental para a vida cristã. São João Evangelista escreveu: “Deus é amor” (1 Jo 4,8.16).
Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil. A ela é dedicada a capela aos pés do Cristo Redentor, ornada com uma réplica de sua imagem, encontrada de forma milagrosa nas águas do Rio Paraíba, em outubro de 1717.
Comemorações
A comemoração oficial de tudo o que o Cristo representa para o povo brasileiro e para o mundo acontecerá no seu aniversário, em 12 de outubro. Uma grande festa está sendo preparada. Apesar de o calendário das atividades ainda estar sendo montado, a restauração do Cristo já começou.
Na celebração dos 90 anos, o Cristo Redentor pretende deixar um legado socioambiental, com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na área cultural, vai reafirmar a contribuição para a formação intelectual e o fortalecimento da história da cidade e do país, atuando na educação dos cidadãos. Administrado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor mostra que o significado da existência do monumento vai muito além do turismo: ele é um Santuário, um local sagrado que recebe peregrinos do mundo inteiro, e, desde a construção, é o símbolo nacional de Fé e Esperança.
“Nosso calendário está sendo elaborado de forma muito especial e ao mesmo tempo visando atender a toda a sociedade, para que todo o povo brasileiro possa participar de forma integral deste grande acontecimento. Certamente, após o período pandêmico, após a vacinação de todo o povo brasileiro vamos poder estabelecer uma nova relação, retomar inúmeras atividades e mais do que nunca a função social e cultural do Cristo Redentor será expandida em torno de muitas necessidades que a cada dia têm se apresentado para nós.”, afirma o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo.
Leia também
.: Iniciada a preparação para a celebração dos 90 anos do Cristo Redentor
.: Cristo Redentor acolhe primeiro grande tributo às vítimas da Covid- 19
Ação Social
O sacerdote explica que, neste período, inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade social têm procurado a instituição.
“Graças a Deus e à generosidade de muitas campanhas vinculadas ao Cristo Redentor, estamos conseguindo trazer soluções, insumos, recursos de toda espécie para colaborar na manutenção das pessoas em necessidade. Para tal, o calendário do Cristo Redentor deste ano que será marcado além do calendário próprio do Santuário irá integrar muito bem as diversas frentes nas quais o Cristo Redentor atua. O desenvolvimento sustentável, ou seja, essa tríplice relação das ações de meio ambiente, economia e ao mesmo tempo vendo a perspectiva da assistência social”.
Restauração
O “Projeto de Restauro Cristo 90 anos” promove a restauração e manutenção do Monumento ao Cristo Redentor em preparação ao aniversário de 90 anos. A fase inicial começou com a realização dos levantamentos necessários para subsidiar os diagnósticos que serão a base para tratamento e conservação do Monumento.
Os objetivos específicos são, através dos levantamentos e análises técnicas, identificar os agentes que colocam em risco a integridade do monumento, elaborar projetos complementares estruturais, de instalações, do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e de programação visual, com tratamento preventivo, e trabalhar em parceria com instituições de ensino e pesquisa que realizam estudos semelhantes às demandas encontradas no Cristo Redentor.
O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, formada por aproximadamente 40 profissionais, dentre eles engenheiros estruturais, elétricos, de segurança, geólogos, arquitetos, mestres, técnicos em escaneamento 3D, alpinistas, pedreiros e escultores.
12 de Outubro
A festa em outubro está sendo preparada para 8 dias de celebração, com quermesse, atrações musicais, espetáculos, e até um desfile alegórico. Além disso, ações estão previstas para todo o ano como exposições, corrida de rua, restauração de Capelas, Seminário, mutirão de limpeza, concerto, e atendimentos à população.
“Estamos preparando o calendário cultural marcado por shows e atividades inúmeras, tanto no Brasil como fora do Brasil. Teremos o Cristo iluminado, recebendo várias projeções. Grandes homenagens vão acontecer, e de modo especial a Celebração da Eucaristia. A nossa alegria é poder integrar ao máximo a nossa relação de carinho, afeto e amor do nosso monumento em relação ao povo brasileiro. Vamos em frente, com alegria, rumo a essa grande festa no mês de outubro, quando o Cristo Redentor completará 90 anos”, conclui Padre Omar.