Missa

Padre Jonas Abib celebra 85 anos de vida: "Deus foi muito bom comigo!"

Fundador da Canção Nova presidiu uma missa em Ação de Graças pelo seu aniversário – celebrado nesta terça-feira, 21

Da redação

Monsenhor Jonas Abib presidiu Missa hoje, em seu aniversário / Foto: Larissa Ramos

Para celebrar seus 85 anos, completos nesta terça-feira, 21, o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, presidiu uma missa em Ação de Graças pela data.

Leia também
.: Monsenhor Jonas ganha homenagem musical no dia do seu aniversário

Na ocasião, o sacerdote fez uma reflexão sobre a liturgia do dia – situada na 4a Semana do Advento, além de recordar fatos importantes de sua vida, desde a infância até os dias atuais.

Deus é rei de Israel

Na Primeira Leitura da Profecia de Sinfonias, Monsenhor Jonas sublinhou o seguinte trecho: “Canta de alegria, cidade de Sião, rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! O Senhor revogou a sentença contra ti”. (SF 3, 14-15).

O fundador da Canção Nova recorda que, apesar de não ser muito conhecido, Sinfonias foi um grande profeta. Nesta passagem bíblia, o presbítero conta que, infelizmente, aquele povo havia entrado para a idolatria, e fizeram coisas que desagradaram ao Senhor.

No entanto, Deus revogou a sentença contra eles. “O rei de Israel é o Senhor. Deus mesmo disse que ele era o rei de Israel”, frisou.

Lembrança entregue ao Monsenhor pelos co-fundadores da Canção Nova, Luzia Santiago e Eto Jardim / Foto: Larissa Ramos

Não se deixar levar pelo desânimo

Em outro trecho da Primeira Leitura, é possível ler: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo!”. Monsenhor Jonas destaca que o Senhor disse essa frase para aquele povo que havia sido massacrado, para que não se deixassem levar pelo desânimo.

“Hoje, ele quer dizer isso também a nós. Não fomos massacrados como aquele povo, mas vivemos dificuldades, vítimas dessa doença (Covid-19). Por mais que tenham tido coisas ruins na vida, o Senhor diz: Não temas, não se deixe levar pelo desânimo”, destacou.

Leia também
.: Salesianos comentam vida e vocação de Monsenhor Jonas
.: Eto e Luzia contam detalhes do dia a dia de Monsenhor Jonas

Muitas vezes, homens e mulheres se deixam levar pelo desânimo, constatou Monsenhor Jonas. O fundador da Canção Nova recordou que o Senhor está no meio de nós, Ele é o valente guerreiro que salva.

“Deus está contigo, ele exultará de alegria por ti. Deus diz que vai se alegrar por nós, ele quer se alegrar por nós. Não quer nos ver tristes, na depressão. Ele é o valente guerreiro, ele nos ajuda motivado por amor. Por amor que ele faz tudo pelo seu povo, por você, pela sua família. Podemos assumir isso neste natal: Ele exultará de alegria por nós, movido por amor!”.

Ação do Espírito Santo

O Evangelho do dia narra que Maria partiu apressadamente para uma região montanhosa, a uma cidade da Judeia. Estava indo para a casa de Isabel, após o anjo revelar que sua prima estava no sexto mês de gravidez.

Isabel já era idosa, portanto, precisaria de muitos cuidados, recorda o sacerdote. Maria vai depressada e, ao entrar na casa de Zacarias e Isabel, quando sua prima ouve a sua saudação, a criança pula em seu ventre.

“Isabel ficou cheia do Espírito Santo e a criança pulou de alegria. No Novo Testamento, é a primeira que é cheia do Espírito Santo, batizada no Espírito Santo, é ela, aquela que estava gerando o precursor do Messias”, sublinhou padre Jonas.

Com grande grito, Isabel exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito és o fruto do seu ventre”. A frase, de acordo com o fundador da Canção Nova, é uma profecia. “Como ela sabia que Maria estava grávida? Pelo Espírito do qual estava cheia ela podia dizer”, indicou.

“‘Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?’ Como ela sabia que o Senhor estava no ventre de Maria? Movida pelo Espírito, ela profetiza também dessa maneira”, relatou o presbítero.

Monsenhor Jonas lembra que também João Batista ficou cheio do Espírito Santo. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e ele, ainda no seu ventre, é batizado no Espírito Santo, explicou.

“Bem-aventurada aquela que acreditou! Maria acreditou e, humildemente, aceitou o que o anjo lhe havia dito. Foi cumprido o que o Senhor lhe prometeu, tudo que Ele prometeu aconteceu. Maria era a mãe do Salvador. Ele nem tinha nascido, mas ela era a mãe do Senhor.”

Aniversário

Ao falar sobre o seu aniversário, Monsenhor Jonas afirmou que não esperava chegar aos 85 anos. Ele lembra que sua saúde foi sempre frágil, mas que graças a Deus está vivo. “Vou até o onde o Senhor quiser”, garantiu.

O sacerdote recordou que sua mãe, ainda grávida, dizia com convicção que seu nome seria Jonas. “Ela nem sabia se era menino ou menina”, contou. O presbítero frisou que sua mãe, provavelmente, estava inspirada, pois Jonas fez em Nínive uma conversão vasta pela sua pregação.

“Talvez minha mãe não soubesse toda história, mas Deus já a inspirava de que meu nome deveria ser Jonas. Ele fez com que eu realizasse tantas coisas pela salvação e conversão de tanta gente: jovens, adultos, casais… Deus foi magnânimo comigo e me concedeu essa graça”, disse.

O fundador da Canção Nova comentou que seu nascimento foi difícil, mas que, por intercessão de São João Bosco, veio ao mundo com saúde. “Ele está comigo desde o inicio da minha vida”, sublinhou padre Jonas sobre o santo. “Foi por intercessão dele que eu nasci e sou padre Jonas”.

Depois, o presbítero recordou o problema grave que teve nos olhos quando era pequeno. “Poderia ser cego”, contou. “Graças a Deus eu vejo, vejo bem e vejo além do que muitas pessoas podem ver”.

Canção Nova

Na sequência, lembrou sua mudança para São Paulo juntamente com seus pais, sua ida ao colégio, o desejo de tornar-se padre e o pedido a Santa Cecília para que o ajudasse a aprender a tocar algum instrumento, caso fosse útil para o seu futuro sacerdócio.

Um padre o convidou para fazer aulas de um instrumento musical, e foi assim que Monsenhor Jonas acredita que Deus o conduziu pela música – que também era o forte de Dom Bosco, seu santo de devoção.

“Eu não imaginava que Deus me daria uma Canção Nova. Era impossível calcular que Deus me daria uma comunidade musical e, principalmente com muita sintonia. Deus foi muito bom comigo, e me fez instrumento nas mãos dele para me formar. Eu tive a graça de compor e gravar tantas musicas, como “O amor vencerá”, que está à frente da Canção Nova. Nós somos o “amor vencerá para muitas pessoas”, afirmou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo