Salvador

Dom Murilo Krieger celebra Jubileu de Ouro Sacerdotal

Neste sábado, 7, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil celebrará na Catedral Basílica Primacial de São Salvador, 50 anos de sacerdócio

Da redação, com Arquidiocese de Salvador

Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger/ Foto: CNBB

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, completa neste sábado, 7, 50 anos de sacerdócio. Para celebrar este momento, o clero e os fiéis da Arquidiocese de Salvador se encontrarão na Catedral Basílica Primacial São Salvador, para a Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro. A Celebração Eucarística terá início às 9h e será concelebrada por arcebispos e bispos de outras dioceses do país.

Nascido na cidade de Brusque, em Santa Catarina, Dom Murilo sentiu o chamado à vocação sacerdotal ainda na infância quando, aos seis anos, viu o irmão mais velho, Marco Aurélio, arrumando a mala para ir ao seminário. “Um sinal que Deus colocava em meu caminho, para despertar em meu coração o interesse pelo sacerdócio”, recorda Dom Murilo.

O forte testemunho dos pais Oscar e Olga e o ambiente familiar religioso foram confirmando no coração o chamado ao sacerdócio. Aos 8 anos passou a ser coroinha na Matriz da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Brusque. Era neste templo que o menino ficava impressionado com os padres que celebravam as Missas. “Eles falavam com voz forte (mais tarde descobri que era por falta de serviço de som) e demonstravam estar convictos do que falavam. Tinham, realmente, um grande amor à Igreja. Pensei, então, em ser como eles”, revela.

Aos 12 anos, Murilo tomou a decisão de ingressar no seminário da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, fundada pelo padre João Dehon, por isso os religiosos são chamados de Dehonianos. Em 1962, concluiu os estudos; em 1963 fez o Noviciado no Convento Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina; e em 1964 retornou à cidade natal para iniciar o curso de Filosofia. Foi também neste ano, em 2 de fevereiro, que o então seminarista Murilo fez a primeira profissão religiosa.

Dois anos depois, em 1966, aconteceu a profissão perpétua e, neste mesmo ano, passou a cursar Teologia, em Taubaté, concluindo em 1969. Após este período de formação, pelas mãos do então Arcebispo de Florianópolis, Dom Afonso Niehues, o seminarista Murilo recebeu a Ordenação Sacerdotal em 7 de dezembro de 1969, na sua paróquia de origem, São Luiz Gonzaga, em Brusque.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo