Neste mês de junho, o Papa Francisco nomeou um padre brasileiro para ser Bispo na África: padre Luiz Fernando Lisboa, atual pároco da paróquia Santa Teresinha de Lisieux, na cidade de Colombo, Arquidiocese de Curitiba (PR), será o novo Bispo da diocese de Pemba, em Moçambique.
Esse tipo de nomeação, que não é muito comum, admirou o padre brasileiro. "Uma surpresa para mim, o Papa Francisco me pede agora essa nova missão".
Acesse
.: Ouça entrevista na íntegra
Padre Luiz Fernando é o segundo Bispo brasileiro nomeado para atuar fora do País. Dom Pedro Carlos Zilli foi o primeiro e está na diocese de Bafatá, em Guiné Bissau, também na África. O padre explica que a Igreja no Brasil tem se destacado por sua missionariedade e muitos religiosos, padres e leigos têm sido enviados em missão. "Por quê não um Bispo?”, comenta.
É com o padre Luiz Fernando, que tomará posse como bispo dia 14 de setembro, que Luciane Marins conversa no Canção Nova em foco desta semana.
A Diocese de Pemba, vacante desde outubro de 2012, abrange todo estado de Cabo Delgado, para se ter uma ideia do tamanho da área, corresponde a duas vezes o estado do Rio de Janeiro. A população sofre com problemas como a seca e a falta de energia elétrica. "Realidade sofrida", lembra o padre que já trabalhou no local por oito anos e agora voltará para assumir uma nova missão, dessa vez, como Bispo.
Padre Luiz Fernando conta as experiências que o marcaram no período que esteve na África, de 2001 a 2008, destaca a força da mulher moçambicana, o convívio harmônico entre as várias religiões e as crianças, "posso contar nos dedos da mão as vezes que vi uma criança chorando". [Ouça]
O atual momento da Igreja, após a eleição do Papa Francisco, também é assunto da conversa. O padre explica ainda por quê acredita que foi nomeado, dá detalhes sobre sua ordenação, fala sobre os desafios do novo trabalho e explica o papel de cada cristão.