Nova estação

Outono deve ser marcado por mais chuvas, explica climatologista

Presença do fenômeno conhecido como El Niño poderá trazer mais chuvas neste ano

Thiago Coutinho, da redação
Com colaboração de Ana Elysa Castro

Outono começa nesta quarta-feira, 20 / Foto: Arquivo Canção Nova

Esta quarta-feira, 20, é marcada pela chegada do outono. Gradativamente, as noites ficarão mais longas e os dias, mais curtos. É uma característica comum ao outono também que as chuvas diminuam ― especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. As regiões Norte e litoral do Nordeste, por outro lado, são acometidas por um período mais longo de chuvas.

Segundo a climatologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), Juliana Anochi, a expectativa é que este outono seja influenciado pelo fenômeno conhecido como El Niño, o que acarretará em mudanças nas médias de chuva e temperatura da estação, especialmente na região Sudeste.

“As temperaturas variarão em torno de 22º e a máxima chegando a 30ºC e 32ºC, ou seja, a temperatura mínima começa a diminuir, podendo chegar a 12ºC. Nas regiões serranas, pode chegar a 10ºC”, explica a especialista. “A previsão é que as chuvas podem ficar acima da média aqui na região Sudeste”, acrescentou.

O calor, porém, vai diminuir já nesta quarta-feira, 20, com a chegada de uma frente fria. “As temperaturas máximas já cairão bastante e já percebermos uma mudança climática já no início desta estação”, afirma Juliana.

A presença do fenômeno El Niño será fraca, porém perceptível. “Este volume de chuvas na estação outono pode ser uma consequência deste fenômeno. Normalmente, no outono as chuvas diminuem no Sudeste, mas com a chegada dele o padrão de chuvas pode mudar”, detalhou.

O término do outono se dá em 21 de junho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo