Nova estação

Outono trará temperaturas dentro da média, afirma especialista

De acordo com climatologista, a previsão é que as temperaturas não serão diferentes da média histórica

Thiago Coutinho,
Da redação

O outono começa nesta terça-feira, 20, precisamente às 13h14. Uma das principais características desta estação é a gradativa redução da luz do sol ao longo do dia ― fenômeno conhecido como equinócio, quando a Terra se encontra igualmente iluminada entre seus dois hemisférios, norte e sul. Assim, dia e noite têm duração igual.

“Nas regiões Norte e Nordeste não podemos falar em queda de temperatura”, explica a climatologista Renata Tedeschi, do Grupo de Previsão Climática do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-Inpe). “Mas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, o outono começa com temperaturas mais altas e vai diminuindo gradativamente até o inverno”, reitera.

A previsão é que não haja mudanças drásticas na temperatura durante este período. “A previsão é que a temperatura média se mantenha assim durante o outono, não devemos esperar por um período muito mais quente ou muito mais frio. De maneira geral, teremos um outono próximo à média histórica”, afirmou Renata.

As chuvas tendem a diminuir deste ponto do ano em diante ― não no país todo, mas, sobretudo, nas regiões Centro-oeste e Sudeste. No Sul a característica predominante, mesmo durante o outono, é que as chuvas continuem. “Não temos como dizer se choverá muito ou pouco”, analisa a climatologista. “É uma análise histórica, portanto a tendência é que daqui por diante as chuvas diminuam”, afirmou a climatologista.

La Niña

O fenômeno La Niña ― que, diferentemente do El Niño, diminui a temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental e gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ― ainda está em curso. Sua força, porém, não terá influência alguma sobre o país neste outono.

“Ela [La Niña] está muito fraca. Está em curso, mas já está bem fraca ― alguns institutos dizem até que já acabou. E mesmo que não tenha acabado, até meados de abril já deve ter sido finalizada”, finalizou Renata.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo