Novo pastor

Ordenado novo bispo auxiliar da diocese de São Carlos

Dom Eduardo Malaspina foi ordenado ontem em Missa solene na catedral de São Carlos Borromeu

Da Redação, com Diocese de São Carlos

O novo bispo auxiliar da diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina / Foto: Walter Fukuara (Flickr diocese de São Carlos)

A Diocese de São Carlos, no estado de São Paulo, esteve em festa na tarde desta terça-feira, 1º, com a ordenação episcopal de Monsenhor Eduardo Malaspina, nomeado bispo auxiliar da diocese para colaborar no governo pastoral de Dom Paulo Cezar Costa.

A celebração eucarística com o rito da ordenação foi realizada na Catedral de São Carlos Borromeu e presidida por Dom Paulo Cezar. A missa solene contou com a presença dos Bispos da Sub-Região Pastoral Província Eclesiástica de Campinas, de autoridades civis, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, familiares de Dom Eduardo Malaspina e centenas de fiéis.

“Com alegria, cumprimento todo o povo da nossa amada Diocese de São Carlos! Sabemos de toda vitalidade desta diocese com seu clero, paróquias e comunidades. Monsenhor Eduardo Malaspina é chamado para ser Bispo e sai do meio deste povo onde ele nasceu, viveu e serviu como padre. É uma grande graça!”, disse Dom Paulo logo no início da homilia.

Dom Paulo destacou que Dom Eduardo auxiliará no governo da diocese e servirá toda a Igreja. Ele também comentou o lema episcopal escolhido pelo novo bispo auxiliar: “Monsenhor Eduardo Malaspina escolheu seu lema “Para edificar o Corpo de Cristo” e este lema mostras que tens clareza de que teu ministério está radicado em Cristo e deverá ser exercido para o crescimento do Corpo de Cristo, a Igreja”.

“O bispo é nomeado não para ter honraria, mas para servir, ser modelo do rebanho, estar vigilante cuidando do seu povo, curar os corações feridos e machucados, trabalhar com entusiasmo no amor e na misericórdia de Deus. Tenho certeza de que as pessoas que fazem parte da história do Monsenhor Eduardo sabem que o Senhor olhou para a sua vida e o chamou para esta nova missão”, acrescentou Dom Paulo.

Ao recordar o Papa Francisco, que foi quem escolheu Dom Eduardo Malaspina para o episcopado, Dom Paulo Cezar lembrou que o Pontífice pede que os bispos sejam homens de busca, de acolhida e de integração. “Por ter encontrado o Senhor Jesus, Monsenhor Eduardo disse seu sim. Tenho certeza de que, inspirado pelo seu lema episcopal, ele vai levar os fiéis a experimentar esse amor de Deus a tal ponto que contagiem as outras pessoas com essa presença e esse amor que é o próprio Deus. Pedimos ao Pai que possa ungir toda a vida do Bispo Auxiliar eleito para que ele viva sua missão e vocação com alegria, permanecendo sempre no seu amor”, finalizou.

Palavra do novo bispo

Muito emocionado, depois da liturgia eucarística, Dom Eduardo Malaspina fez um agradecimento ao povo de Deus. “Que linda essa celebração, muito obrigado, Deus sempre nos surpreende. Surpreende quando e como nos chama; surpreende colocando pessoas surpreendentes em nossas vidas, surpreende nos conduzindo por caminhos muitas vezes inesperados na construção do Reino”, destacou.

Dom Eduardo fez referência ainda aos seus familiares, destacando a pessoa de seus pais, Ivonete e Dino, dizendo que a base de sua vocação é sua família. “Obrigado por me amarem e respeitarem – mesmo sem entender – as escolhas que fiz quando decidi ser padre, obrigado por existirem em minha vida”, disse.

Ainda em sua fala, ele agradeceu a presença de todos que foram até a Catedral de São Carlos Borromeu para viver esse momento tão bonito na sua vida e na vida dessa Igreja Particular.

Sobre Dom Eduardo

Com 50 anos de idade e 25 anos de sacerdócio, o então pároco da paróquia São Nicolau de Flüe, em São Carlos, foi nomeado no dia 7 de março pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da diocese. Ao ser eleito, escolheu como lema episcopal “In Aedificationem corporis Christi” que significa: “Para edificar o Corpo de Cristo”, uma citação tirada da Carta de São Paulo aos Efésios 4,12.

Formado em Filosofia e Teologia, Dom Eduardo é graduado em Ciência da Comunicação Social pela Universidade Salesiana, em Roma, e concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru; é especialista, com mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo o segundo pároco nomeado pelo Papa para exercer seu ministério episcopal em sua própria Igreja Particular.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo