Angelus

Oração do rosário e empenho pelas missões são principais apelos d

Na tradicional oração do Angelus de hoje, dia de Santa Teresinha do Menisno Jesus, padroeira das missões e também início do Mês missionário e mês do Rosário o Papa Bento XVI, convidos os fiéis a rezarem o terço em família família. O Santo padre suplicou pela paz e concórdia entre cristãoe e muçulmanos. Confira na íntegra as palavras de Bento XVI:

"Caríssimos irmãos e irmãs,

 

Hoje, primeiro dia de outubro, desejo destacar sobre dois aspectos que, na Comunidade eclesial, caracterizam este mês: a oração do Rosário e o empenho pelas missões. No dia 7 próximo, celebraremos a festa da Santa Virgem do Rosário, e como sabemos, em cada ano, a Mulher que convidou a redescobrir a beleza desta oração, assim simples e tão profunda.

O amado João Paulo II foi o grande apóstolo do Rosário: o recordamos com o terço entre suas mãos, mergulhado na contemplação de Cristo, como ele mesmo convidou a fazer, através da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae. O Rosário é a oração contemplativa e cristocêntrica, inseparável da meditação da Sagrada Escritura. É a oração do cristão que avança na caminhada de fé ao encontro de Jesus, através de Maria.

Desejo convidar-vos, caros irmãos e irmãs, a recitar o Rosário durante este mês em família, na comunidade e nas paróquias pelas intenções do Papa, pela missão da Igreja e pela paz no mundo.

 

Outubro é também o mês missionário, e no domingo, dia 22, celebramos a Jornada Mundial Missionária. A Igreja é missionária por natureza. "como o Pai me enviou, também eu envio a vós" (Jo 20,21), disse Jesus ressuscitado aos Apóstolos no Cenáculo. A missão da Igreja é o prolongamento da missão de Cristo: conduzir a todos o amor de Deus, anunciando-o com as palavras e com o testemunho concreto de caridade.

Na Mensagem para a próxima Jornada Mundial Missionária, desejo apresentar a caridade própria como a "alma da missão". São Paulo, o apótolo dos povos, escreveu: "O amor de Cristo nos constrange" (2 Cor 5,14). Que cada cristão possa apropriar-se dessas palavras, na alegre experiência de ser missionário do Amor, lá onde a providência o colocou, com humildade e coragem, servindo o próximo a cada segundo, e buscando na oração a força da caridade alegre e operante. (cf. Deus caritas est, 32-39).

 

Patrona universal das missões, Juntamente com Francisco Xavier, é Santa Teresa do Menino Jesus, virgem carmelita e doutora da Igreja, da qual propriamente hoje fazemos memória. Ela, que inidicou como via "simples" à santidade o abandono confiante ao amor de Deus, nos ajude a ser testemunhas verdadeiras do Evangelho da caridade.

Que Maria Santíssima, Virgem do Rosário e Rainha das missões, conduza todos a Cristo Salvador. Tive a alegria, ontem, de encontrar Sua Santidade Emmanuel 3º Delly, Patriarca da Babliônia dos Caldeus, o qual me referi sobre a trágica realidade que deve enfrentar todos os dias diante da população do Iraque, onde cristãos e muçulmanos vivem juntos desde o século 14 como filhos da mesma terra. Suplico que os vínculos entre eles sejam alargados, enquanto, com os sentimentos da minha proximidade espiritual, convido a todos a unir-se a mim a pedir ao Deus Onipotente o dom da paz e da concórdia por aquele país.

Amanhã será celebrada a anual Jornada Mundia pelo habitat, inspirada pelas Nações Unidas e dedicada este ano ao tema "Cidade, vínculos de esperança". A gestão do rápido processo de urbanização, conseqüência também da sempre maior relevange emigração entre as cidades, representa uma vez mais um grave problema, no qual a humanidade do Século 21 é chamada a enfrentar.

Exprimo o meu encorajamento a quantos, em nível local e internacional, trabalham a fim de que as pessoas que habitam nas pobres periferias, sejam asseguradas com dignas condições de vida, com satisfações das necessidades primárias e a possibilidade de realizar as próprias aspirações, em particular, no âmbito familiar e em uma convivência social pacífica.

 

Saúdo-vos cordialmente, queridos peregrinos franceses. A Eucaristia dominical é para qualquer cristão a fonte primeira de sua vida filial com o Pai, e a força para o testemunho, a fim de anuncuiar aos homens, pelos atos, a Boa Nova da Salvação.

Neste dia em que a Igreja faz memória de Santa Teresa de Lisieux, Doutora da Igreja e padroeira das missões, que o Senhor vos acompanhe em vossa caminhada com Cristo. Recebam minha bênção apostólica.

 

Saúdo cordialmente os visitantes de língua inglesa, presentes aqui hoje, especialmente os peregrinos de Roterdã, que estão celebrando o 15º aniversário da fundação de sua diocese.

Neste mês de outubro, dedicado ao Santo Rosário, nós meditamos com Maria os mistérios de nossa salvação, e pedimos ao Senhor que ajude-nos a crescer em nosso entendimento das maravilhosas coisas que Ele tem feito por nós. Que Deus possa encher-vos com seu amor e possa derramar sobre todos vocês, caríssimos, bênçãos de alegria e paz.

 

Dirijo uma alegre saudação a todos os visitantes de língua alemã, que participam hoje aqui no Ângelus em Castel Gandolfo. Desejo particularmente boas-vindas aos participantes dos cursos em Roma, promovidos pelo Rotary-Club de Tübingen e Poitiers, e tamém saúdo os peregrinos do vilarejo de de Pfarrei e do mosteiro do Cântico de Maria.

Amados amigos, no começo do mês de outubro – o mês do rosário -, vos convido a voltar vossos olhos a Maria, e assim conhecer as obras de Jesus. Como Maria, então queremos estar sempre próximos, como companheiros dos outros, que este tempo seja de graças para todos vocês.

Saúdo cordialmente todos os poloneses. Hoje inicia o mês de outubro, dedicado à oração mariana do Rosário e às iniciativas em favor das missões. Que Maria, Rainha do Rosário, interceda pelo espírito evangélico dos missionários e pelas graças necessárias a todos vós e a todos aqueles que vos são próximos. 

Concluindo minha estadia em Castel Gandolfo, vos abraço com a minha oração. Deus vos abençoe!

Sou feliz de acolher um grupo de dirigentes do Movimento dos Focolares, vindos de cinco continentes.

Saúdo os peregrinos de língua italiana, em particular os fiéis provenientes de Borgo San Lorenzo, Bángolo Po, Runzi, Corte Madama de Castelleone e Vigevano; como também a Escola "Mestre Pio Filipino" de Pescara e as associações presentes.

Saúdo também os participantes da "Festa do Esporte" organizada pela Conferência Episcopal Lazial, os visitantes à Basílica de São Paulo e entre os quais estão 1500 jovens esportistas de vários países europeus. Na atual Jornada nacional pelo abatimento das barreiras arquitetônicas, encorajo instituições e associações de voluntariado a continuar a colaborar para preservar este importante objetivo.

 

Hoje é o último domingo de minhas férias aqui em Castel Gandolfo. Ao bispo de Albano, às autoridades e ao Pároco e a todos vós, caros habitantes desta pequena bela cidade, renovo a minha afetuosa saudação com um cordial "até logo". A todos desejo um bom domingo!" Conclui o Papa.

Tradução: Adriana Tomazella

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo