Você sabe quanto paga de impostos em suas compras? Tive acesso a alguns exemplos e acho que vale a pena divulgar…
Vamos começar com o seu café da manhã: são 36,52% de taxas no “ouro preto”. No leite, que anda custando o “olho da cara”, quase dois reais o litro, 33,63%. Espero que o seu “quebra jejum” não lhe dê indigestão…
Já o almoço pode ficar mais salgado com a mistura. Carne e frango recebem taxação de 18%. Se você tiver costume de acompanhar a refeição com bebidas, cuidado! Refrigerante tem quase a metade do preço de impostos: 47%. Evite bebidas alcoólicas. Além dos perigos evidentes, a latinha de cerveja tem taxa de 56% e a nacional cachaça 83,07%. Ta vendo como é bom parar de beber…
Após a refeição, cigarrinho nem pensar. Faz mal para a saúde sua e dos outros e ainda transfere 81,68% para o governo. Está aí mais uma motivação para se parar com esse vício: “o Ministério da Saúde adverte: fumar transfere recursos para os políticos”. Brincadeirinha…
Lá na cozinha a situação não é melhor. O detergente que limpa os pratos tem taxa de 40,5%. É bom não abusar da lavadora de louças, pois encarece a conta de luz que tem 45% de impostos. Já vai voltar ao trabalho? Não se esqueça de escovar os dentes, com creme dental taxado em 42%.
No final de semana tem aniversário de algum afilhado? Saiba que o brinquedo que você viu na TV e pretende dar tem a divertida taxa de 41,98%. Aliás, televisão tem 38% de impostos. E quando você for para a festa esqueça que o xampu do banho é taxado em 52,33% e que o ferro que passou sua roupa custa 44,35% a mais por causa dos impostos. Afinal você vai para uma festa e não vai querer chegar lá com mau humor, vai?