Dia Nacional do Fusca

O fusca é uma máquina de fazer amigos, afirma colecionador

O popular Fusca completa 61 anos desde que a primeira unidade foi produzida no Brasil, em janeiro de 1959

Thiago Coutinho
Da redação

À direita, o modelo Fusca do colecionador Mário Sérgio de Freitas / Foto: Arquivo Pessoal

Considerado um dos carros mais vendidos na história automobilística do Brasil, o Fusca foi produzido no país, de forma ininterrupta, de 1959 a 1986. Teve uma rápida retomada, que foi de 1993 a 1996, por decisão do então presidente Itamar Franco. E nesta segunda-feira, 20, celebra-se, no Brasil, o Dia do Fusca.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), apenas nesse estado existem 827.202 unidades registradas do velho Fusca. Além disto, existem outros 6.927 carros com placa preta (destinados exclusivamente à coleção) que são guardados e protegidos por seus proprietários ― pouco mais da metade deles na capital paulistana.

“Para mim, é uma história que me acompanha desde criança, o cheiro do Fusca você não encontra em nenhum outro carro”, afirma o colecionador Mário Sérgio de Freitas, dono de alguns disputados exemplares do automóvel. “Na verdade, o que me envolve neste carro é puro amor e nostalgia”, acrescenta.

Se somados os dois períodos em que o Fusca foi produzido no Brasil (1959 a 1986 e 1993 a 1996), estima-se que 3,3 milhões de unidades são de origem brasileira. A melhor época de venda do modelo se deu na década de 1970, quando foi atingida a marca de 1,5 milhão de carros produzidos.

Mas não só o preço acessível e a manutenção de baixo custo atraíram a atenção dos motoristas brasileiros. Tem algo mais. “Quando você entra num Fusca, não fica triste. Basta sair com ele e a alegria flui. O Fusca é uma máquina de fazer amigos”, afirma Mário Sérgio.

Confira também: Fusca, o carro que conquistou gerações de brasileiros

Encontros e associados

Em todo o país, há centenas de associações e clubes que se reúnem com certa periodicidade e mostram ao público amante de Fusca as preciosidades espalhadas por aí. O FSC (Fusca Clube do Brasil), por exemplo, conta com um cronograma de reuniões para o ano todo, além de uma página na internet com classificados, a história do veículo e diversas outras curiosidades.

Segundo a Federação Brasileira de Veículos (FBVA), existem atualmente no país 205 clubes destinados aos amantes de Fusca, sendo 94 deles no Sudeste, 76 no Sul, 22 no Nordeste, 12 no Centro-Oeste e 1 no Norte.

Os novos modelos

Uma nova geração de Fuscas foi engendrada a partir de 1998, quando foi apresentada a linha New Beetle, com algumas similaridades no design com relação ao seu antecessor. A nova linha chegava ao mercado repleta de inovações tecnológicas e conforto, o que também encareceu o automóvel.

“Na minha opinião, foi um tiro no pé esta nova linha”, avalia o colecionador Mário Sérgio. “Quase não se vê o New Beetle por aí, em nosso meio de colecionadores quase nem falamos sobre este tipo. O negócio nosso são os antigos mesmo”, reitera.

Ainda assim, o New Beetle seguiu até julho de 2019, quando cessou sua produção. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo