Nos Arcos da Lapa

"O Espírito Sopra Onde Quer": evento foca em mensagem de paz ao RJ

Evento promovido pela missão Canção Nova do RJ volta com serviços à comunidade, shows e terá como lema a paz

Thiago Coutinho
Da redação

Os Arcos da Lapa, na região central do Rio de Janeiro, serão palco da volta do evento “O Espírito Sopra Onde Quer”, organizado pela missão da Comunidade Canção Nova no Rio de Janeiro. O tema será “Felizes os que promovem a paz” (Mt 5,9)

Programado para acontecer no dia 18 de maio, a partir das 15h ― antecedendo a comemoração de Pentecostes que neste ano será em 20 de maio― este evento, idealizado na década de 1990, voltou com o incentivo do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. “Ele já vinha externando esta motivação, de que fizéssemos um grande evento no Rio de Janeiro, como estávamos acostumados a fazer”, explica a assessora do evento, Milene Guimarães.

Cartaz de divulgação

Encorajados pelo arcebispo, a comunidade carioca se lembrou do “O Espírito Sopra Onde Quer”, cuja última edição aconteceu dez anos atrás. “Queríamos fazer algo que marcasse o ano de 2018 e que respondesse a este anseio da Igreja aqui no Rio”, diz Milene.

A atual situação político-econômica do estado carioca também se tornou um estímulo extra para que o evento fosse levado adiante. Seria a maneira perfeita de levar a Palavra de Deus ao povo do Rio de Janeiro, que tanto tem sofrido nos últimos anos. “Era um anseio muito grande do nosso coração que este encontro tivesse muito a ver com a realidade atual do Rio, que é este pedido de paz, que também faz parte do nosso lema [‘Felizes os que promovem a paz’ (Mt 5,9.)]”, afirma a assessora.

A missão da Comunidade da Canção Nova no Rio de Janeiro tem vivenciado o dia a dia dos fiéis que sofrem com a violência e o desemprego. Esta situação se tornou a força motriz por trás da volta do evento. “Muitas vezes tocamos nesta realidade de sofrimento. Por exemplo, às vezes organizamos eventos e encontros em bairros mais distantes, que aparentemente são mais perigosos que outros e as pessoas comentam: ‘não poderemos ir porque o bairro lá está muito perigoso, não posso sair tão tarde’. Escutamos as pessoas. Embora vivamos num contexto complicado, entendemos que nós somos este canal de paz”, avalia Milene.

A escolha do local de realização do evento, os Arcos da Lapa, também não foi por acaso: ali aconteceu a primeira edição e também é um local que vem sofrendo com esta situação toda no Rio. “Quisemos voltar pra lá que foi o palco inicial do nosso projeto para exatamente pedir isto: clamar paz”, afirma Milene.

Evento lembra a Igreja em saída

“O Espírito Sopra Onde Quer” acontecerá às vésperas da Solenidade de Pentecostes, que recorda a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Propagar o sentido deste acontecimento tão importante na tradição cristã também será um dos pontos do evento, junto à  ideia que o Papa Francisco vem difundindo desde o início de seu pontificado: a Igreja em saída.

“Inclusive, a origem deste evento se deu neste anseio: da Igreja que sai e vai de encontro ao anseio do povo. E teremos dois caráteres de evangelização: o de quem já conhece e ama a Canção Nova e que voltar a participar destes eventos e para aqueles que estão passando por ali, vendedores, moradores de rua. Queremos que a paz alcance aquele povo que está fora da Igreja”, pondera Milene. “A nossa presença, com nosso testemunho, será o grande marco para um pedido de paz”, reitera.

Atendimento social

Além dessa temática voltada à paz, o evento organizará ainda atendimento social aos presentes. “É uma evangelização movida por este desejo de paz, o Rio de Janeiro precisa muito não só de oração, mas de esperança”, explica Sílvia Helena Gonzaga, uma das organizadoras do evento.

A Defensoria Pública, o Ministério do Trabalho e a Universidade Veiga de Almeida prestarão suporte ao evento, quando disponibilizarão serviços como orientação jurídica, cortes de cabelo, entre muitos outros. “São ações que acontecerão a partir das dez da manhã”, disse Sílvia.

Os serviços que estarão disponíveis ao público serão:
– Saúde bucal (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde);
– Curativos (em colaboração com o curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida);
– Expedição da carteira de trabalho (com a Secretaria Estadual do Trabalho),
– Documentação e orientação jurídica (com a Defensoria Pública);
– Corte de cabelo (com auxílio da Toca de Assis e a Fraternidade O Caminho);
– Alerta sobre uso de álcool e drogas, com ajuda da comunidade Maranatha.

Haverá ainda shows com Padre Roger Luís, Padre Antônio José, Ana Lúcia, Cleto, Leandro Souza, Claudio Castro, Marcio Pacheco e Eliana Ribeiro. Adoração ao Santíssimo Sacramento e uma missa presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta.

Veja, abaixo, vídeo de divulgação do evento, com momentos de edições anteriores:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo