A formação para os bispos, que termina nesta sexta-feira, recebe conferencistas internacionais para refletir sobre realidade da família
Da redação, com CNBB
Termina nesta sexta-feira, 29, o Curso para Bispos, promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. A 25ª edição do evento reúne participantes de diversas regiões do Brasil e conta com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello.
Com o tema “Família”, o curso recebeu conferencistas nacionais e internacionais, como o professor de teologia pastoral do matrimônio e da família, do Pontifício Instituto João Paulo II, da Universidade Lateranense, de Roma, monsenhor Juan José Pérez Soba, um dos peritos convidados no último Sínodo dos Bispos sobre a Família, monsenhor José Granados García, o doutor em Filosofia e em Direito Canônico, padre Jesus Hortal Sánchez e o ex-presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e bispo de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini.
O Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, explicou que o curso para os bispos é momento de estude, oração e vivência de união fraterna:
“Os bispos que vêm ao Rio de Janeiro, aqui vêm para viver como irmãos. Por isso, refletir nestes dias sobre a Família e toda a sua problemática é manifestar claramente nosso compromisso com a edificação de uma família constituída pelo amor esponsal do marido com a mulher, abertos para a constituição de uma bonita família, sem medo de ter filhos, destemidamente educados na fé católica, o maior tesouro que podemos deixar como herança para as gerações futuras. Cuidemos, sobretudo, da família da qual pertencemos. A grande família, que é a Igreja, precisa viver e testemunhar em gestos concretos a misericórdia e a compaixão”, afirmou.
Fotos: CNBB