Santa Catarina

Número desabrigados e desalojados continua a diminuir

Após as fortes chuvas em Santa Catarina, o número de mortes, até o momento, é 117. O maiores registros são em Ilhota, 37, e em Blumenau, 24. Em Luiz Alves são dez mortos, um em Brusque, um em Bom Jardim da Serra, 16 em Gaspar, 13 em Jaraguá do Sul, um em Pomerode, dois em Rancho Queimado, dois em Benedito Novo, quatro em Rodeio, três em Itajaí, um em São Pedro de Alcântara, um em Timbó e um em Florianópolis.

Caiu para 35.325 o número de desalojados e desabrigados em Santa Catarina, sendo 8.089 desabrigados e 27.236 desalojados. A tendência, segundo o major Emerson Emerin, gerente de mobilização de desastres da Defesa Civil do Estado, é que esse número diminua a cada momento. "A diminuição das chuvas e a liberação de algumas áreas atingidas está proporcionando a volta de muitas pessoa para casa. Cerca de 24 mil pessoas já retornaram às suas moradias", disse Emerin.

Leia mais
.: Santa Catarina: Entre gritos de dor e solidariedade

.: Canção Nova se une às iniciativas de solidariedade a Santa Catarina
.: Saiba como ajudar desabrigados pelas chuvas em SC

Assista ao vídeo
.: Ajude as vítimas da chuva em Santa Catarina

São 14 os municípios que decretaram estado de calamidade pública: Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Camboriú, Gaspar, Ilhota, Itajaí, Itapoá, Luis Alves, Nova Trento, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Segundo o último levantamento da Defesa Civil, feito nesta quarta-feira, 3, às 16 horas, o número de municípios que possuem abrigos é de 14, com o total de 111 abrigos. São eles: Antônio Carlos, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Itajaí, Itapoá, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Schroeder e Timbó.

Em termos de desaparecimentos oficiais, há a confirmação de 32 casos. As doações feitas na conta corrente do Fundo Estadual da Defesa Civil ultrapassam R$ 12 milhões. Em termos de suprimentos, já são mais de 1,5 milhão de quilos de alimentos, cerca de 1,3 milhão de litros de água, mais de 100 toneladas de roupas, brinquedos e materiais de higiene pessoal, entre outros itens.

A ajuda aérea conta com 24 helicópteros e seis aviões. Ainda há 4.442 unidades consumidoras sem energia elétrica em toda a região de Blumenau (1,77% da rede dessa região) e 1.146 unidades consumidoras sem energia na região de Itajaí (0,43% da rede). Somados, o total corresponde a 0,2% do total de unidades consumidoras da Celesc Distribuição.

A Defesa Civil liberou no início da noite de terça-feira (2) as obras de conserto no gasoduto Bolívia-Brasil, em Gaspar. Quatro rodovias federais estão com problemas (BRs 101, 376, 470 e 282). Cinco trechos da BR 470 estão interditados. O trânsito está em meia pista na BR-101, Morro dos Cavalos.

Em termos de rodovias estaduais, 13 delas estão com problemas (SCs 401, 407, 408, 410, 411, 413, 416, 430 , 431, 466, 470, 477 e 486), onde oito pontos estão interditados. Entre eles, os Kms 0 e 5 da SC-411, entre Brusque e São João Batista, onde houve queda de barreira. A pista está interditada e os motoristas devem usar a estrada Nova Trento/São João Batista.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo