Mudança no episcopado

Santa Sé anuncia nomeação de bispo coadjutor para Nova Iguaçu (RJ)

Nomeado é Dom Gilson Andrade da Silva, até então bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador (BA)

Da redação, com Santa Sé e CNBB

Dom Gilson, novo bispo auxiliar de Nova Iguaçu (RJ) / Foto: CNBB

O Vaticano divulgou nesta quarta-feira, 27, a nomeação de Dom Gilson Andrade da Silva como bispo coadjutor de Nova Iguaçu (RJ). Papa Francisco acolheu o pedido do bispo da diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, de poder contar com a colaboração de um coadjutor. Até então, Dom Gilson era bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Nascido em 11 de setembro de 1966, no Rio de Janeiro (RJ), Dom Gilson Andrade da Silva foi ordenado padre em 4 de agosto de 1991, na Catedral de Petrópolis (RJ). Como sacerdote, exerceu várias funções, como vice-reitor e reitor de seminário, vigário paroquial, membro do Conselho Diocesano de Pastoral, coordenador diocesano da Pastoral Juvenil, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. 

Licenciado em Sagrada Teologia pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma – 1997-1999), Dom Gilson também já foi professor de Filosofia e de Teologia na Universidade Católica de Petrópolis e diretor do Instituto de Teologia, Filosofia, Ciências Humanas da mesma universidade. 

Em 27 de julho de 2011, foi nomeado bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, recebendo a ordenação episcopal no dia 24 de setembro. Dom Gilson é um dos nomeados para representar o Brasil no Sínodo dos Jovens, que será realizado em outubro próximo no Vaticano. 

O bispo coadjutor é um assistente do arcebispo governante e tem direito à sucessão.

Saudação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou Dom Gilson Andrade da Silva, manifestando alegria pela nomeação feita pelo Papa Francisco. A mensagem foi assinada pelo secretário-geral da entidade, Dom Leonardo Steiner.

“Desde 2011, o senhor vem realizando seu ministério episcopal de forma generosa e exemplar. O Santo Padre, agora, pede que o senhor abrace uma nova missão. Desejamos que esse novo trabalho traga alegria e que produza muitos frutos para o bem do Povo de Deus”, afirma a saudação. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo