Nomeação para o Brasil

Nomeado novo bispo para a diocese de Registro (SP)

Padre Manoel Ferreira dos Santos Júnior assumirá Diocese de Registro, sucedendo Dom José Luiz Bertanha

Da redação, com CNBB

Padre Manoel Ferreira dos Santos Júnior assumirá Diocese de Registro, sucedendo Dom José Luiz Bertanha./ Foto: CNBB

A Santa Sé anunciou nesta quarta-feira, 16, padre Manoel Ferreira dos Santos Júnior, como novo bispo da Diocese de Registro, no estado de São Paulo. A nomeação se deu após Papa Francisco aceitar o pedido de renúncia apresentada por Dom José Luiz Bertanha, até então bispo da diocese, por motivo de idade.

Padre Manoel atuava como reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, da diocese de Itapetininga. O novo bispo nasceu em Morro do Alto, na cidade de Itapetininga, SP. Cursou licenciatura em Filosofia na Universidade de São Francisco, em São Paulo e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no mesmo Estado. Fez especialização em teologia pastoral.

Ordenado padre em janeiro de 1995, exerceu as funções de reitor do Seminário de Filosofia e Teologia e Sócio do Noviciado dos Missionários do Sagrado Coração. Foi pároco em diversas paróquias, além de eleito para o Conselho Provincial em 2002 e escolhido como vice-provincial em 2006.

O novo bispo também foi agente da Pastoral Carcerária no antigo Carandiru. Trabalhou com comunidades de recuperação de drogados, com as mulheres marginalizadas da Estação da Luz em São Paulo e com a Pastoral dos moradores de Rua. Em 2011 foi eleito Superior da Província de São Paulo.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o novo bispo, manifestando alegria e gratidão diante do gesto do Papa Francisco e ressaltou o percurso de formação teológica e de ação pastoral de padre Manoel que inspira um ministério episcopal com muitos frutos. “Sua experiência no governo de sua Congregação Religiosa também o preparou para as funções que deverá realizar na missão que ora lhe é confiada pela Igreja.” A saudação foi assinada pelo secretário-geral da entidade, dom Leonardo Steiner.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo