Padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos até então era pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhus (PE)
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 21, a nomeação de um novo bispo para a diocese de Campo Maior (PI): padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos, redentorista. Até então, ele era pároco de “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” em Garanhuns (PE).
A diocese estava vacante há mais de um ano, quando o então bispo, Dom Eduardo Zielski, foi transferido pelo Papa Francisco para a diocese de São Raimundo Nonato (PI), em 2 de março de 2016.
Padre Francisco, 49 anos, é natural de Esperança (PB), na diocese de Campina Grande. Além da formação em Filosofia e Teologia, ele é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (2010). A profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor foi em 11 de fevereiro de 1996 e a ordenação sacerdotal em 22 de julho de 2000.
Como padre, ele exerceu diversas funções, como vigário paroquial, membro do conselho presbiteral e coordenador de área pastoral, reitor da Casa de Formação Redentorista Padre Pitiá, em Recife, entre outras funções.
Em 2011, padre Francisco retornou para a comunidade redentorista de Garanhuns, onde atualmente é pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vigário episcopal para a Vida Consagrada e coordenador da Pastoral da Comunicação. Também desde 2011 ele é vigário-provincial da vice-província Redentorista do Recife.