Arquidiocese de Porto Alegre ajuda desabrigados com donativos, assistência social e, sobretudo, espiritual às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul
Da redação, com CNBB
A paróquia São Jorge, localizada na zona leste de Porto Alegre, disponibilizou o salão paroquial para abrigo de pacientes oncológicos atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul, em parceria com diversas entidades que trabalham pelo bem do próximo.
Leia também
.: Rio Grande do Sul: bispos agradecem mensagem de apoio do Papa
São 60 vagas para pessoas de todo o estado que estão enfrentando, além das enchentes, uma das doenças mais temidas: o câncer. A necessidade de um lugar especial para atender pacientes oncológicos surgiu ao mesmo tempo em que segmentavam abrigos para mulheres e crianças, e foi prontamente acolhida pelo padre Sérgio Belmonte, pároco da Igreja São Jorge, e pela comunidade, que já se voluntariou para atendimento no abrigo.
Auxílio chega às comunidades vulneráveis
Nesta segunda-feira, 13 de maio, o Mensageiro da Caridade levou dois carregamentos de donativos para as comunidades da Vila Maria da Conceição e para a Vila Cruzeiro do Sul. Na Maria da Conceição, água, alimentos e ração animal foram entregues na Pequena Casa da Criança.
Um grupo de jovens da comunidade, que foram alunos das oficinas e escola da Pequena Casa, coordenado pelo jovem Bruno Silva, criou uma central de apoio à comunidade e auxílio aos idosos flagelados.
Segundo a assistente social do Mensageiro da Caridade, Marta Bangel, foram destinados para essa unidade cestas básicas, água, produtos de limpeza e roupas. “Esses itens são fundamentais para o atendimento das situações de emergência”.
Na comunidade da Vila Cruzeiro, as doações foram destinadas ao Centro Social Madre Madalena. Essa unidade do Mensageiro da Caridade atende adolescentes e idosos em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Foram destinadas à comunidade água e alimentos.
A coordenadora do Centro Social, Lucianna Tortorelli, afirmou que muitas famílias não têm água para beber ou preparar alimentos. “Apesar de muita chuva, a água tornou-se um item essencial, principalmente para as famílias que têm crianças e adolescentes em suas casas”. Também foram entregues água e alimentos no Centro Social padre Irineu Brand, na Vila Maria da Conceição, para auxiliar as famílias das crianças atendidas no Centro Social.
Visita pastoral de barco
O bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, dom Juarez Albino Destro, bispo referencial para o Vicariato de Canoas, visitou comunidades no município. Com o auxílio de um barco, esteve no bairro Rio Branco, onde está localizada a paróquia Imaculada Conceição. Dom Juarez foi recebido pelo vigário, padre Rodrigo Rubi.
O sacerdote recorda que a paróquia chegou a ser um local de abrigo até que as águas avançaram. “A paróquia foi o ponto de resgate para mais ou menos umas mil e duzentas pessoas que começaram a vir até a igreja para encontrarem o resgate de barco”, disse o vigário local.