Igreja

No aniversário de Brasília, CNBB lança livro sobre Igreja na capital

Brasília faz aniversário nesta quarta-feira, 21

Da redação, com CNBB

Brasilia

Catedral de Brasília./ Foto: Thorge por Pixabay

A Edições CNBB lançou, por ocasião do aniversário de Brasília, a obra: “A Igreja Católica em Brasília em seus primórdios”.

O lançamento aconteceu em uma live, nesta terça-feira, 20, às 15h, mediada pelo assessor político da CNBB, padre Paulo Renato, com o próprio autor o cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito da arquidiocese de Aparecida (SP). A publicação, de 336 páginas, contêm dados e imagens históricas de especial relevância sobre os 60 anos da presença da  Igreja Católica no Distrito Federal.

O livro foi escrito por dom Damasceno Assis a partir de uma acurada pesquisa nos arquivos da Cúria, no arquivo público de Brasília e também das províncias dos religiosos e religiosas com residência na capital. O cardeal, além de autor, é testemunha da história narrada uma vez que veio morar na capital do Distrito Federal, fato que ele considera “desígnio insondável de Deus”. Mineiro de Capela Nova, ele foi estudar em Mariana (MG) com os Maristas, onde terminou o Ensino Médio e também concluiu o curso de Filosofia.

Ele foi indicado a dom José Newton de Almeida Baptista, então arcebispo de Brasília, pelo arcebispo de Mariana à época, dom Oscar de Oliveira, quando ainda estava cursando Filosofia. Seu contato com o arcebispo de Brasília se deu em maio de 1960. Foi ordenado padre, no dia 19 de março de 1968, para a arquidiocese de Brasília e nomeado bispo auxiliar da mesma Igreja em 1986. Ele recebeu a ordenação episcopal no dia 15 de setembro do mesmo ano, e adotou como lema do seu ministério: “Na alegria do Senhor”.

O autor é pós-graduado em Filosofia da Ciência pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Dom Raymundo cursou filosofia no seminário maior de Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma).

A arquidiocese de Brasília no contexto da Igreja e do Brasil 

O cardeal destacou que o livro compreende um período curto da história de 1956 a 1970. “Limitei-me a um período que acho importante, porque coloco a história da arquidiocese de Brasília dentro de um contexto que antecedeu também a construção da capital. Neste período, praticamente fui testemunha viva da história”, disse.

Ele confessou que sentiu um dever moral de registrar a experiência e a história dos primórdios de Brasília uma vez que muitos que construíram a história dos primeiros anos já não se encontram mais vivos. O projeto inicial era lançar o livro em 2020, quando a arquidiocese comemorou 60 anos, mas ficou pronto agora no 61º aniversário de fundação de Brasília.

Com cinco capítulos, a obra é prefaciada pelo cardeal Sergio da Rocha, que foi arcebispo de Brasília e hoje é o arcebispo de Salvador (BA). O primeiro capítulo trata do sonho à realidade. O capítulo seguinte, que descreve  Brasília no Planalto central, fala das primeiras construções. O terceiro capítulo fala dos primeiros anos da Igreja no Planalto central e na capital. As primeiras paróquias e seus conjuntos paroquiais são apresentadas no quarto capítulo. O último capítulo aborda a consolidação e o crescimento da arquidiocese de Brasília, cuja realização do Congresso Eucarístico foi importante para o início da Igreja na capital.

Como adquirir a obra

Para acessar a obra é necessário entrar no site da Edições CNBB. Durante todo o mês de abril, como uma forma de homenagear os fiéis do Distrito Federal, a Edições CNBB oferece 30% de desconto para quem adquirir o exemplar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo