Com pedagogia salesiana, instituição é destaque no Vale do Paraíba; diretora fala sobre a profecia de Monsenhor Jonas Abib antes do surgimento da FCN
Laura Lo Monaco
Da Redação
A Faculdade Canção Nova (FCN) completa 13 anos de história/atividades nesta quinta-feira, 1º. Uma referência na formação integral de seus alunos, a instituição traz além da formação profissional, a formação espiritual e cidadã. A faculdade, que é confessional e focada no desenvolvimento social e humano, surgiu no coração do fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, em 2003.
Os cursos de Administração, Comunicação Social – Rádio e TV, Jornalismo, Teologia e Filosofia são ofertados pela faculdade. Além da graduação, a instituição também conta com pós-graduação em diversas áreas, como bioética e gestão de pessoas.
Fruto do Instituto Canção Nova
A Fundação João Paulo II iniciou os trabalhos na área da educação com o Instituto Canção Nova, que abrange desde a educação infantil até o ensino médio. Ela tem como pilar o desenvolvimento integral dos alunos, para que sejam “reflexo do amor de Deus no mundo”. Para o Monsenhor Jonas Abib, o Instituto Canção Nova são as cepas e os ramos, nos quais brotaram os cachos de uva, a Faculdade Canção Nova.
No contexto do ensino superior, a FCN é uma continuidade do método de ensino amparado no Sistema Preventivo de Dom Bosco. No site da instituição, é possível ler uma afirmação do Monsenhor Jonas Abib: “A Faculdade Canção Nova deve ser realmente uma Canção Nova. Que ela realize a novidade entre as faculdades, que é isso que o Senhor quer”.
História
O surgimento da FCN aconteceu a partir da necessidade de formar os colaboradores da Comunidade Canção Nova, oferecer oportunidade de continuidade dos estudos aos alunos do Instituto Canção Nova e de contribuir com a abertura de mais vagas no Ensino Superior na região do Vale do Paraíba (SP).
A diretora e gerente-geral da FCN, Shirleya Nunes de Santana, recorda que, durante visita às obras de ampliação do Instituto Canção Nova, em 2003, o fundador da Comunidade Canção Nova afirmou: “Aqui, um dia, teremos uma faculdade com cursos que irão formar homens novos para um mundo novo. Um ensino de qualidade e de responsabilidade em ser um profissional ético e de responsabilidades com o outro”.
Alguns anos se passaram e a profecia se cumpriu: no dia primeiro de agosto de 2011, a FCN abriu suas portas. Hoje, ela conta com mais de 200 discentes, mais de 30 docentes e se consolidou como uma das principais instituições de ensino do Vale.
Shirleya compartilha que existem projetos de ampliação para a faculdade, mas são passos dados com calma, oração e acompanhamento. “No momento, pensamos em um terceiro prédio, mas (…) depende de alguns fatores, dentre eles o financeiro. Mas vamos vivendo o ‘Deus prove e o Deus proverá’ como sempre fizemos, desde o início”.
Formando homens novos para o mundo novo
O curso de jornalismo proporciona diversas oportunidades de colocar em prática as teorias desenvolvidas em sala de aula. Natural de Angra dos Reis (RJ) e estudante do 2º período de Jornalismo, Marcos Vitor Souza compartilha a sua experiência: “Estudar na FCN me proporciona momentos ótimos, como estar próximo de amigos e professores de uma forma que não vi em outras faculdades e, o mais importante, estar próximo de Jesus”.
Com o objetivo de seguir na área do jornalismo esportivo, Marcos revela que a evolução interior é proporcionada todo dia na faculdade: “Não somos formados apenas para concorrer a vagas de trabalho, mas sim para sermos homens novos em um mundo novo”.
Natural de Cachoeira Paulista (SP) e estudante do 4° período de Administração, Ana Flávia Leal já passou por outras instituições de ensino da região e conta que escolheu a FCN por ser uma instituição católica. “Estudar na Faculdade Canção Nova é muito gratificante para mim, pois nela encontrei um refúgio. (…) Minha experiência universitária tem sido incrível devido à gama de oportunidades que ela proporciona”.
Para a estudante, a metodologia da faculdade é rica em formas de capacitar os profissionais para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho. Além disso, ao longo da graduação, os alunos são desafiados a desenvolver projetos de extensão, como é o exemplo do “Administração na Prática”, realizado todos os anos no mês de maio.
Pastoral Universitária
A diretora da instituição explica que uma faculdade confessional é uma instituição vinculada a congregações religiosas ou às próprias dioceses. A FCN está vinculada à Comunidade Canção Nova. “Confessamos a fé católica e a temos clara nas linhas da nossa filosofia. Respeitando toda crença, mas sem perder a nossa identidade”, afirma.
O amparo espiritual aos alunos é um diferencial da FCN que não se encontra em outras instituições. Aluno do 6º período de jornalismo, Gabriel Fontana é um dos coordenadores da Pastoral Universitária – que teve início em setembro de 2012.
Gabriel elucida que a Pastoral Universitária é um grupo composto pelos alunos para atender espiritualmente os próprios alunos. “É um espaço onde os alunos podem exercer a sua espiritualidade e praticar os seus ministérios, na missão de evangelização, servindo a Deus naquilo que eles são chamados”.
Sobre as atividades desenvolvidas dentro da Pastoral, o jovem apresenta as principais: “Missa diária às 17h45, o grupo de oração universitário, conhecido pela sigla GOU, que acontece na terça-feira, às 20h; e a adoração ao Santíssimo Sacramento, que acontece na quinta-feira, também às 20h”.
Além deste auxílio mútuo entre veteranos e calouros, os alunos da FCN também encontram nos padres da Pastoral o auxílio de direção espiritual e o sacramento da reconciliação (confissão).