O Papa Bento XVI aproveitou a festa litúrgica da Cátedra de São Pedro, celebrada quarta-feira, 22, para frisar a importância da missão do Papa 'ao serviço de todos e de toda a Igreja'.
Falando aos peregrinos reunidos para a audiência geral – que se concluiu com o anuncio do Consistório para a criação de novos Cardeais – Bento XVI pediu a todos que o apoiem no seu ministério com a oração, 'pedindo ao Espírito Santo que, com a sua luz e a sua força, me ampare no serviço quotidiano a toda a Igreja'.
'Celebrar a Cátedra de Pedro significa atribuir-lhe um forte significado espiritual e reconhecer nela um sinal privilegiado do amor de Deus, pastor bom e eterno, que deseja reunir a sua Igreja inteira e guiá-la no caminho da salvação', apontou.
Essa mesma idéia foi defendida na saudação aos peregrinos de língua portuguesa: 'A Igreja celebra hoje, com muita alegria, a festividade da Cátedra de Pedro. Cristo, o bom Pastor, quer reunir em torno a ela as suas ovelhas, inclusive as que não são ainda do mesmo aprisco, dando-lhes segurança e paz para prosseguir em direção ao seu Reino'.
A questão do primado do Papa é um dos principais temas do diálogo entre as várias Igrejas Cristãs. Nenhuma contesta o primado de honra que o Bispo de Roma tem na Igreja universal, mas isto não resolve, até ao momento, a questão relativa à jurisdição desse primado. Para os católicos, o primado do Papa não é apenas de honra, mas de pleno poder de governo
Pouco depois do início do seu pontificado, o Santo Padre fez questão de afirmar que a sua missão enquanto Papa, não é um obstáculo à plena e visível unidade entre os Cristãos. 'Que o ministério petrino do Bispo de Roma não seja visto como obstáculo, mas sim como apoio para o caminho rumo à unidade, e nos ajude a realizar quanto antes o desejo de Cristo: Ut unum sint (que todos sejam um)', disse.
João Paulo II, na encíclica 'Ut Unum sint', de 1995, referiu que a questão do primado do Bispo de Roma implicava 'um novo estudo sobre a questão de um ministério universal da unidade cristã'.
Hoje, Bento XVI fez questão de assinalar a 'tradição'por detrás da missão de S. Pedro, primeiro Bispo de Roma, sede que viria a ser reconhecida como 'a cátedra do apóstolo encarregado por Cristo de apascentar todo o seu rebanho'.
A Cátedra do Bispo, na Igreja, é símbolo da missão de ensino e de governo. No caso da Cátedra de Roma, esta representa 'não só um serviço à comunidade romana, mas a sua missão de guia de todo o povo de Deus', como frisou o Papa Bento XVI.