Suposto envolvimento na Lava Jato

MPF denuncia Cunha e Collor ao STF

Eduardo Cunha e Fernando Collor foram denunciados por suspeita de envolvimento nas irregularidades investigadas pela operação Lava Jato

Da redação, com Reuters

O Ministério Público Federal apresentou nesta quinta-feira, 12, denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por suspeita de envolvimento nas irregularidades investigadas pela operação Lava Jato, informou a assessoria de imprensa do STF.

O senador Fernando Collor (PTB-AL) também foi denunciado pelo MPF, mas o teor da denúncia não é conhecido porque corre em sigilo.

O MPF disse que Cunha recebeu 5 milhões de dólares em propina e o acusou pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo o empresário Júlio Camargo, um dos delatores da Lava Jato, que investiga corrupção envolvendo empresas estatais, órgãos públicos, empreiteiras e políticos, o presidente da Câmara pediu pessoalmente o valor de 5 milhões de dólares.

O MPF afirmou que a propina a Cunha foi paga para facilitar e viabilizar a contratação do estaleiro Samsung, responsável pela construção de navios-sonda da Petrobras.

Caso o STF aceite a denúncia em decisão colegiada, Cunha passará à condição de réu na Justiça.

No caso de Collor, a PGR afirma que a denúncia é sigilosa e não há informações sobre por quais crimes o senador foi denunciado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo