Episcopado

Morre Dom Moacyr Grechi, bispo Emérito de Porto Velho

Velório acontece na Catedral Metropolitana de Porto Velho; sepultamento será nesta quarta-feira, 19

Da redação, com Arquidiocese de Porto Velho

Dom Moacyr faleceu nesta segunda-feira, 17./ Foto: CNBB

Faleceu, na noite desta segunda-feira, 17, aos 83 anos, Dom Moacyr Grechi, OSM, Arcebispo Emérito de Porto Velho, vítima de choque séptico e broncoaspiração.

O velório acontece nesta terça-feira, 18, na Catedral Metropolitana de Porto Velho. Três missas estão previstas para o dia de hoje. A primeira aconteceu às 8h, e as demais serão celebradas ao meio dia e às 18h15. A Santa Missa Exequial seguida de sepultamento será às 9h desta quarta-feira, 19.

Dom Moacyr

Filho de Urivalde Grechi e de Eufêmia Pescador Grechi, nascido aos 19 de janeiro de 1936 em Turvo – SC, Dom Moacyr foi ordenado presbítero da Ordem dos Servos de Maria aos 29 de junho de 1961. Tendo sido nomeado Prelado do Acre e Purus em 1972, múnus que exerceu por pouco mais de um ano como presbítero, foi ordenado Bispo Titular de Vegesela da Numídia aos 21 de outubro de 1973. Ao ser erigida a Diocese de Rio Branco em 1986, foi nomeado seu primeiro Bispo. Em 29 de julho de 1998 foi nomeado Arcebispo de Porto Velho, cargo que exerceu até a aceitação de sua renúncia por idade aos 30 de novembro de 2011.

Durante seu ministério, Dom Moacyr sempre se mostrou preocupado com as causas sociais. Foi um dos criadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT), sendo seu presidente por oito anos, e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo