Nota de falecimento

Morre, aos 78 anos, arcebispo emérito de Porto Velho

Corpo de Dom José Martins da Silva será sepultado nesta quinta-feira, 29, em Tiros (MG), cidade natal do arcebispo

CNBB

domJose

Dom José Martins da Silva / Foto: Site sacramentinos

Faleceu na manhã desta quinta-feira, 29, na cidade de São Gotardo (MG), o arcebispo emérito de Porto Velho (RO), Dom José Martins da Silva. O corpo está sendo velado na paróquia de Santa Rosa, em Santa Rosa (MG). No início da tarde, o corpo será transladado para Tiros, interior de Minhas Gerais, cidade natal de Dom José. Às 19h, haverá celebração de exéquias e, em seguida, o sepultamento.

Em comunicado, a diocese de Luz (MG), na qual Dom José Martins exerceu função de administrador diocesano, manifestou pesar pelo falecimento do bispo. “Amigo de todo clero, conselheiro sereno dom José deixará a lembrança de um homem simples e de uma fé inabalável. Amigo e “Anjo da guarda” de nossa diocese. A ele, nossa eterna gratidão. Rogamos ao Pai Celestial, que acolha este nosso irmão na morada eterna”, expressou administrador diocesano da diocese, padre Antônio Campos Pereira.

Na força do Senhor

Dom José nasceu em 14 de junho de 1936. Aos 19 anos, realizou a profissão religiosa na Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora (SDN). Foi nomeado ao episcopado em 3 de janeiro de 1978, por João Paulo I, assumindo como primeiro bispo-prelado de Ji-Paraná (RO), onde permaneceu até 1982. Escolheu por lema “Na força do Senhor” (Virtude Dei). Durante quinze anos esteve como arcebispo de Porto Velho, até a data de sua renúncia, em 1997.

Em sua trajetória episcopal, Dom José Martins da Silva teve intensa atuação nos trabalhos sociais da Igreja e na atividade missionária. Foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – (1983-1987) e presidente do DEMIS da Conferência Episcopal Latino Americana (1987-1991).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo