Casar pode ser mais barato do que se imagina! Nem sempre a taxa para a cerimônia representa um valor fora da realidade da grande maioria dos brasileiros. Mas, mesmo assim, muita gente adia a cerimônia alegando falta de dinheiro.
E para quem pensa que só morar junto resolve o problema, pesquisas já apontam que esta decisão pode ser um risco para a duração do relacionamento.
Assista à reportagem
O sonho de se casar está presente na maioria do imaginário feminino. Uma cerimônia com tudo o que se tem direito e um dia para nunca mais esquecer. Os casamentos tem crescido no Brasil. Em 2007, foi registrado um aumento de quase 3% em relação à 2006.
Mas do sonho à realidade, a distância pode ser grande para muitos e, para encurtar o caminho, alguns fazem opção de morar juntos, mas estudos comprovam que esta decisão pode ser perigosa.
Morar junto pode aumentar o risco de divórcio. A conclusão é de um estudo realizado na Universidade de Denver, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, pessoas que foram morar juntas antes do casamento demonstraram insatisfação em seus relacionamentos. Mas o que fazer quando se quer casar e não se tem dinheiro?
Para o padre Joarez Castro, da Arquidiocese de São Paulo, casar não é caro, o que torna a cerimônia inviável financeiramente são outras coisas.
"O que encarece são as circunstâncias e as pompas que todo mundo coloca. São os músicos, a orquestra, a luz, o fotógrafo, o tapete, a ornamentação, tudo isso vira uma coisa tão grande que, a própria cerimônia do casamento fica perdida no meio de tanta coisa que acontece. São essas coisas que encarecem o casamento, são essas coisas que fazem o casamento se tornar uma indústria", explica.
Para Dora Porto, do Instituto Ser Família, países como a Inglaterra já avançaram em estudos sobre casais que moram juntos. O mais recente apontou que 65% das pessoas que decidiram morar juntas se separaram e os filhos de casais com esta união se mostraram mais propensos a ter problemas comportamentais. O que fez o governo inglês considerar um problema de saúde pública.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com