PELO FIM DA GUERRA

Missa na Catedral da Sé recorda um ano da guerra ucraniana

O cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidirá uma missa pela paz na Ucrânia nesta sexta-feira, 24

Da redação, com assessoria da Catedral da Sé

Nesta sexta-feira, 24, às 12h, o cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidirá uma missa pela paz na Ucrânia, na Catedral da Sé.

Pontualmente ao meio-dia, os 61 sinos da Catedral da Sé — maior carrilhão da América Latina — soarão em sinal de oração comum pela paz, quando se completa 1 ano da invasão das tropas russas no território ucraniano.

A celebração contará com a presença de autoridades civis e membros da comunidade ucraniana em São Paulo, entre os quais alguns refugiados e o cônsul honorário da Ucrânia em São Paulo, Jorge Rybka.

“Acompanhamos com apreensão e tristeza a guerra na Ucrânia, causa de tantos sofrimentos, sangue derramado e destruição. É preciso parar esse desastre! Manifestamos nossa solidariedade ao povo ucraniano, que paga um pesado preço por essa guerra”, afirmou Dom Odilo, em uma de suas manifestações sobre o conflito iniciado em 22 de fevereiro de 2022.

De acordo com o levantamento mais recente divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), esta guerra já deixou pelo menos 8.006 civis mortos e 13.287 feridos.

No Brasil, vivem cerca de 600 mil ucranianos e seus descentes, sendo que 10 mil estão no estado de São Paulo. Na capital paulista, os católicos ucranianos têm como referência a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, na Vila Bela, zona Leste, ligada à Arquieparquia Católica Ucraniana São João Batista, com sede em Curitiba (PR).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo