Servir ao próximo

Missa marca reinauguração do posto médico Padre Pio

O posto médico Padre Pio foi reaberto para atendimento; a reinauguração contou com a celebração da Santa Missa, presidida por Monsenhor Jonas Abib

Monique Coutinho
Da redação

600x450-Materia001

Posto de saúde Padre Pio foi reinaugurado nesta quinta-feira, 8 / Fonte: Wesley Almeida

Após reforma de 11 meses para melhor atender os pacientes, o posto médico Padre Pio, mantido pela Canção Nova, foi reinaugurado nesta quinta-feira, 8. O local, que promove a saúde oferecendo gratuitamente serviços médicos, odontológicos e farmacêuticos desde setembro de 1996, volta a acolher os moradores de Cachoeira Paulista e turistas.

Em ação de graças à reabertura, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib. Em entrevista, o padre disse que celebra a reinauguração do posto com o sentimento de poder servir, pois a Canção Nova existe para isso.

monsenhor

“A Canção Nova existe para servir”, diz monsenhor Jonas Abib / Fonte: Wesley Almeida

“A Canção Nova existe para servir e ela vai ter um posto de saúde com excelente meio para servir esse povo. Servir na sua saúde física, também na sua saúde psicológica e na sua saúde espiritual. Queremos um povo renovado. Eu estou contente e toda a Comunidade Canção Nova se alegra sabendo que estamos podendo servir”.

Padre Jonas disse ainda que nunca imaginou que essa obra social beneficiaria um número tão grande de pessoas. “Eles sobem toda a ladeira para serem atendidos, porque sabem que aqui vão receber um tratamento de qualidade”.

Saiba
.: Saiba como funciona o posto de saúde Padre Pio
.: Entenda um pouco mais sobre o posto de saúde Padre Pio

Na homilia, padre Jonas começou destacando a providência divina, pelo fato da reinauguração do posto de saúde ter acontecido justamente no dia 8 de outubro, Dia do Nascituro, uma data especial para celebrar o dom da vida.

Muito além da saúde física, disse o padre Jonas, o posto Padre Pio quer oferecer aos seus pacientes a saúde espiritual. “O posto quer dar a saúde de qualidade, mas além do corpo, a psicologia e a saúde espiritual”.

O novo posto

O posto de saúde Padre Pio conta com uma nova estrutura, não somente física, mas também medicinais e atendimento ao público. De acordo com a responsável do local, Dra. Márcia Mayumi, uma das melhorias é a ampliação na recepção e também o condicionamento das medicações.

600x450-Materia002

Responsável pelo posto de saúde Padre Pio, Dra. Márcia Mayumi / Fonte: Wesley Almeida

“Além disso, foi trocado o telhado, feita a pintura externa. Então nós conseguimos dar um cuidado maior para a estrutura do posto e também melhores condições de acolher as pessoas. Na enfermaria foi colocado ar-condicionado, camas hospitalares, isso tudo para melhor atender o público.”

Márcia afirma também que não terá aumento no número de atendimentos e o horário de funcionamento permanecerá o mesmo, mas com toda a reforma, haverá mais qualidade no auxílio ao próximo.

“A recepção será mais agradável, uma enfermaria que dá para atender melhor as pessoas (…) O horário de funcionamento se mantém, alguns serviços abrem as 7 horas e fecha as 18, então dependendo do setor que a pessoa vá procurar, é um horário de funcionamento. O posto atende também nos eventos da Canção Nova, então dependendo do evento, abriremos aos sábados e domingos.”

Quem serve, quem é servido

A enfermeira Márcia (acima) e a moradora / Foto: Wesley Almeida

A enfermeira Márcia (acima) e a moradora Elizete/ Foto: Wesley Almeida

Segundo a técnica de enfermagem que trabalha no posto há cerca de quatro anos, Márcia Resende, fazer parte da equipe é muito gratificante, pois todos trabalham juntos a favor da população.

“Aqui não trabalhamos sozinhos, somos um grupo de pessoas que trabalham em prol do bem-estar das pessoas não somente de Cachoeira Paulista, mas dos peregrinos também”.

A moradora de Cachoeira Paulista, Elizete de Paula Barros, precisou utilizar alguns serviços oferecidos pelo posto Padre Pio. Ela afirma que foi muito bem atendida e que sentiu falta dos serviços oferecidos enquanto o local estava em reforma.

“Senti falta de apoio, porque a saúde está muito precária e aqui ajuda muito, é mais uma assistência que nós temos, não só com relação aos médicos, mas o psicológico também é muito bem tratado”.

Para ela, o posto médico Padre Pio é uma grande base de vida para os moradores. “Quando estive aqui fui atendida com tanto carinho por todos os profissionais. Eu saia muito satisfeita, com a pressão estabilizada e sabendo que eu poderia voltar a qualquer momento. Eu sempre tive essa boa atenção deles”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo