O Ministério da Saúde lança nesta terça-feira (16) a Campanha Nacional de Mobilização contra a Dengue.
O tema deste ano é “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar”. A iniciativa é feita nos dias que antecedem o período de chuvas, quando o risco da doença é maior. A ação tem o objetivo de estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica.
Em 2002, os casos de dengue atingiram a soma de 794 mil pessoas contaminadas. O número caiu para 345 mil no ano passado. Mas, nos nove primeiros meses deste ano, o Brasil registrou mais de 480 mil casos de dengue, o que representa aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2006.
“A dengue é um problema sério e mata. Neste ano, 1.076 pessoas tiveram a dengue hemorrágica, que é a forma mais grave da doença. Desse total, 121 morreram”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “O quadro deste ano é ruim e estamos fazendo a campanha antes do período de chuvas, quando o mosquito transmissor se prolifera. Ou seja, temos tempo para a prevenção, mas os resultados dependem da participação de todos”, complementou.
A campanha começa agora, em rádios e televisões das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Depois, passa para o Sul e Norte, onde será veiculada de 4 de Novembro a 16 de Dezembro. A estratégia, que também inclui a região Nordeste, prossegue até março de 2008. Além disso, serão distribuídos cartazes e fôlderes e estão sendo finalizadas parcerias com a iniciativa privada.
A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Esvaziar garrafas paradas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, coloca os seus ovos.
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue acomete mais de 80 milhões de pessoas, todos os anos, em mais de 100 países, exceto os da Europa, em função das questões climáticas. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.