Dados atualizados

Ministério da Saúde confirma 677 casos de sarampo no Brasil

Foram confirmados dois surtos de sarampo no país, um no Amazonas, que apresenta 444 casos, e outro em Roraima, que contabiliza 216 casos

Da redação, com Ministério da Saúde

/Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde confirmou a existência de 677 casos de sarampo no Brasil. As informações foram atualizadas nesta quarta-feira, 18, pelas secretarias estaduais de saúde do país. Os dados, contabilizados até o dia 17 de julho, confirmaram dois surtos de sarampo no território brasileiro, sendo um no Amazonas, que apresenta 444 casos, e outro em Roraima, que contabiliza 216 casos. O restante dos casos da doença no Brasil estão divididos entre os estados do Rio Grande do Sul, com 8 casos, Rio de Janeiro, com 7 casos, São Paulo e Rondônia, ambos com 1 caso de sarampo confirmado.

Leia mais
.: Casos de Sarampo aumentam e deixam médicos em alerta

Segundo informações do Ministério da Saúde, os surtos estão relacionados à importação. Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela. Atualmente, o Brasil investiga 2.724 casos suspeitos da doença. O Ministério da Saúde afirmou acompanhar a situação e prestar o apoio necessário aos Estados.

/ Foto: Divulgação

Eliminação do sarampo

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e atualmente empreende esforços para manter o certificado, interromper a transmissão dos surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada. Para ser considerada transmissão sustentada, seria preciso a ocorrência do mesmo surto por mais de 12 meses.

Entre 2013 e 2015, ocorreram surtos decorrentes de pacientes vindos de outros países, sendo registrados neste período 1.310 casos da doença. O maior número de casos foi registrado nos estados de Pernambuco e Ceará. Nos surtos de sarampo ocorridos no Ceará e em Pernambuco entre 2013 e 2015, as ações de bloqueio e campanha de vacinação foram realizadas pelo Ministério da Saúde — em conjunto com os estados e municípios — foram eficientes e resultaram na interrupção da transmissão da doença.

Leia também
.: Sarampo: médica explica sintomas e prevenção contra a doença

Em 2017, casos de sarampo em venezuelanos que adentraram no estado de Roraima foram confirmados, ocasionando um surto da doença no estado, com ampliação de casos da doença para Manaus em 2018. O Ministério da Saúde permanece monitorando a situação do sarampo em todo o país, especialmente em Roraima e no Amazonas, e as medidas de controle e prevenção já estão sendo realizadas.

Esquema vacinal

O Ministério da Saúde oferta gratuitamente para todos os estados do país as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e a tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis ao longo de todo o ano nos postos de saúde em todo o país. O Ministério informou que não há necessidade de corrida aos postos de saúde, já que as ações para controle do surto da doença, como bloqueio vacinal, nas localidades acometidas por casos de sarampo estão sendo realizadas com rigor.

A vacinação das crianças, público mais suscetível à doença, está sendo intensificada. Entretanto, adultos não vacinados devem receber a vacina prioritariamente em locais onde há surto da doença, como em Roraima e Manaus (AM). Pessoas que já completaram o esquema, conforme preconizado para sua faixa etária, não precisam novamente receber a vacina.

A campanha de vacinação contra o sarampo será de 6 a 31 de agosto, sendo o dia D de vacinação no sábado, 18 de agosto.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo