Durante dois dias os reservatórios do Sistema Cantareira permaneceram estáveis, mas, apesar das fortes chuvas em São Paulo, o nível volta a cair
Agência Brasil
Os reservatórios do Sistema Cantareira voltaram a apresentar queda nesta sexta-feira, 12, após permanecerem estáveis por dois dias. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a medição mostra que o nível do sistema está em 7,5%. Na quarta-feira, 10 e na quinta-feira, 11, o volume ficou em 7,6%.
Os outros sistemas que abastecem São Paulo também apresentaram queda. O Alto Tietê passou nesta quinta-feira, de 4,4%, para 4,2% na sexta-feira. A chuva sobre os reservatórios foi fraca, de 1,1 milímetro. No Guarapiranga, houve alta, passando de 31,5%, ontem, para 32,2%, hoje. Nesse sistema, a precipitação foi mais significativa, acumulou 25,6 mm.
No Cantareira, a precipitação desta quinta-feira acumulou 5,3 mm, sendo que a média histórica para o mês dezembro é de 220,9 mm. Neste mesmo dia, na capital paulista, a chuva caiu com força em grande parte da cidade. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura, entraram em estado de atenção as regiões oeste, sudeste e sul da cidade.
O CGE informou que os próximos dias ocorrerão chuvas em volume significativo na cidade e também nas regiões onde estão localizados os sistemas de abastecimento de água. No fim de semana, uma frente fria que está sobre o oceano, no litoral sul do país, avançará lentamente em direção a São Paulo. O vento quente e úmido da região amazônica também chega ao leste paulista, favorecendo a formação de nuvens e chuvas mais consistentes.
No sábado, 13, a temperatura varia entre 19ºC e 24ºC. Os índices de umidade relativa do ar ficam entre 60% e 90%. Não há previsão de chuva para o início da próxima semana.