Meios de Comunicação Social intenção de JPII

O Santo Padre pede ao Apostolado da Oração, neste mês de novembro, para rezar na intenção “dos viúvos e das viúvas, que sofrem a dor da solidão, a fim de que encontrem conforto e apoio na comunidade cristã”.

O Papa propõe ainda, para este mês, a seguinte intenção missionária: “Para que os cristãos, hoje, utilizando os meios de comunicação social, difundam amplamente a mensagem do Evangelho”.

Não há dúvida que os meios de comunicação possam favorecer o conhecimento da mensagem evangélica e amplificar a voz da Igreja. Mas propagar o Evangelho através dos novos meios da comunicação significa também colocá-los a serviço dos valores do Reino de Deus. Em outras palavras, servir-se deles para aumentar a verdade e a fraternidade entre os homens, a justiça e a paz.

Por outro lado, não devemos só evangelizar através dos meios de comunicação, mas também contribuir para a evangelização dos próprios meios de comunicação, na sua praxe e modalidades.

Os cristãos devem, portanto, atuar e vigiar para que a mídia respeite a pessoa e a sua dignidade, seja livre de poderes e interesses ocultos, tome consciência de seu papel e limitações e tenha consciência crítica na sociedade. Além das tecnologias avançadas, a comunidade cristã não se deve descuidar do “diálogo pessoal” e do espaço da liberdade humana.

Porém, a qualidade evangélica da nossa comunicação não deve basear-se apenas no conteúdo, mas também na coerência entre as palavras do Evangelho e a prática cristã. Assim sendo, o cristão deve recordar-se sempre da definição do Concílio Vaticano II sobre os meios de comunicação: “São invenções técnicas maravilhosas capazes de contribuir para enriquecer o espírito e difundir e consolidar o Reino de Deus”.

Fonte: Rádio Vaticano

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo