É natural que os pais se preocupem com a vacinação dos filhos e acabem se esquecendo da própria imunização. Só que os especialistas alertam: manter o cartão de vacinas completo, depois de adulto, também é importante.
Assista à reportagem
O cartão de vacinas da pequena Lavínia está completo, o pai Fernando de Oliveira mostra orgulhoso o cartão que comprova os cuidados que ele tem com a filha de 3 anos.
Mas quando perguntamos sobre o seu cartão de vacinas. "Eu vacinei quando era criança, nem lembro, acho que minha mãe me vacinou", disse Fernando.
Com esta resposta, convidamos o trabalhador para ir até um Posto de Saúde e atualizar o cartão de vacinas. A resposta foi positiva.
De acordo com o médico José Geraldo Leite, infelizmente a maioria dos adultos não se lembra de fazer a imunização.
"É muito importante o adulto vacinar-se porque, em geral, surgiram novas vacinas desde que ele abandonou a sala de vacina. Além disso, algumas vacinas protegem por um tempo determinado e você precisa de reforço. Nós temos a vacina dupla adulto, que é muito importante o reforço de 10 em 10 anos, a vacina para febre amarela, e nos homens menores de 39 anos, a vacina tríplice-viral, para rubéola, sarampo e caxumba", explica o médico.
Como Fernando não se lembra da última vez em que foi vacinado, uma breve entrevista é feita pela técnica em enfermagem.
Além das vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, quem vai viajar tem que se prevenir. Em alguns países, a imunização do turista é obrigatória e, nestes casos, a vacina mais utilizada é a da febre amarela.
Fernando tomou três vacinas agora e depois terá que voltar para completar o cartão.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com