SEM NECESSIDADE

Maior parte dos brasileiros faz compras não planejadas no ambiente on-line

Consumismo por compras online vem se tornado impulso e necessita de mais atenção

Reportagem de Aline Imercio e Gilberto Pereira

Hoje, basta um clique para concluir uma compra em poucos minutos. Anúncios que chegam direto no celular funcionam como gatilhos e levam muitos consumidores a adquirir produtos sem necessidade. É a chamada compra por impulso, que pesa no orçamento das famílias.

Débora lembra o quanto o consumo de produtos por impulso em lojas físicas e principalmente virtuais acabou lhe trazendo prejuízos. “Eu comprava muito por impulso no intuito de coisas que lançavam. Isso tá na moda. Eu queria ter tudo aquilo que o mercado falava que tava usando naquele momento. Então hoje eu entendo que era o preenchimento. Tava tentando preencher algo, né, que eu nem sabia sequer que era um vazio. Mas aí chegou um momento que eu não tinha R$ 20 dinheiro no bolso e eu continuava assim comprando parcelado. E aí no caso eu começava a chorar toda compra eu fazia e me arrependia”, contou a influenciadora digital, Débora Rosa.

A compra por impulso, diante de um preço atrativo na internet também fez Kelly trazer sequelas de um tratamento estético. “Eu comprei sem indicação pela internet, fiz um procedimento estético e agora eu tô no prejuízo porque me causou fibrose. Eu perdi praticamente meu dinheiro, vou ter que entrar na justiça para poder tentar recuperar agora”, falou a professora, Kelly dos Santos. 

De acordo com uma recente pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, 62% dos brasileiros admitem que realizam compras não planejadas pela internet e o impulso em consumir em lojas online leva 40% dos consumidores a gastarem mais do que deveriam. 

“Então a gente percebe aí que na busca, por uma satisfação imediata, a gente identifica um problema, de gastos acima do orçamento. Isso refletindo no endividamento das famílias, alta inadimplência”, reforçou o gerente executivo da CNDL, Daniel Sakamoto. 

Para este educador financeiro, comprar na internet pode ter vantagens. Afinal, é possível comparar preços em um curto espaço de tempo, mas também é preciso ficar atento a algumas dicas.

“Essa compra por impulso, ela te traz uma emoção, uma dopamina barata, como a gente chama, que acaba fazendo com que você gaste além do necessário. Pense muito bem antes de comprar. Faça as compras daquilo que você precisa, pesquise e aí sim escolha a melhor forma de pagamento para você”, ressaltou o educador financeiro, Mauro Calil. 

Depois de conseguir se organizar financeiramente, Débora hoje afirma: só compra o que realmente precisa e evita entrar em sites de vendas sem necessidade. Até criou um vídeo na internet em que conta como superou tudo isso e assim consegue ajudar outras pessoas. “A gente consegue alcançar outras pessoas que estão na mesma situação, então assim, isso é super comum e a gente tem que tomar muito cuidado”, alertou Débora.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content