Juventude

Maceió receberá primeiro evento do Rota da Vida

Projeto Rota da Vida é uma iniciativa da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB

Denise Claro
Da redação

Primeiro encontro do Rota da Vida acontecerá em Maceió na próxima terça-feira, 20./ Foto: Jovens Conectados

Na próxima terça-feira, 20, acontecerá na capital de Alagoas, Maceió, o primeiro evento do Projeto Rota da Vida, de autoria da Juventude em Missão da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.

A iniciativa partiu do tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Superação da Violência” e do lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8) e tem como objetivo a valorização da vida e o combate à violência juvenil.

O evento terá a participação do Arcebispo de Maceió Dom Antônio Fernandes, e do doutor em educação e pedagogia social, Prof. Geraldo Caliman.

Leia mais
.: Rota da Vida abre inscrições para primeiro encontro do Projeto

Maria Emília é jornalista e membro da equipe de comunicação da comissão episcopal para a Juventude./ Foto: Arquivo Pessoal

Maria Emília Duarte é membro da equipe de comunicação da Comissão e jornalista dos Jovens Conectados, site oficial da organização. A jovem explica o motivo da escolha da cidade: “Maceió foi escolhida por ser a capital, segundo o mapa da violência, com os maiores índices de mortes juvenis.”

Maria Emília afirma que o Projeto nasceu em continuidade do último trabalho com a Juventude, o Rota 300. A proposta é aprofundar a realidade da juventude no Brasil a partir do Mapa da Violência 2016.

“Para compreender qual o valor e função que esses assassinatos tabelados ou não, podem influenciar na sociedade, estabelecemos a partir da pesquisa os estados com os maiores índices de homicídios juvenis por arma de fogo no Brasil. Dessa forma gostaríamos de ir ao encontro dessa juventude nessas localidades com um ímpeto missionário para debater, confrontar e ir muito além dos números do Mapa, mas descobrir a origem do problema e ajudar na promoção de políticas públicas, tornando a juventude local protagonista da mudança, amenizando ou até solucionando esse problema que aflige a sociedade.”

O assessor nacional da comissão episcopal para a juventude, Padre Antônio do Prado, mais conhecido como Padre Toninho, fala sobre a importância de trabalhos que envolvam a juventude acerca da violência:

“Quando os jovens tomam consciência do mal que a violência causa a ele e às pessoas que estão ao seu redor, isso fixa em sua ideia uma cultura de paz. Esse processo se dá através da educação e da formação para os valores humanos cristãos, ou seja, podemos trabalhar a consciência dos jovens na família, escola, universidade e na religião. Também podemos utilizar as redes sociais e a arte.”

Padre Toninho é assessor da Comissão Episcopal para a Juventude./ Foto: Arquivo Pessoal

Quanto à relação entre a Campanha da Fraternidade deste ano e o Projeto, Padre Toninho ressalta:

“Com o projeto Rota da Vida queremos refletir sobre uma cultura de paz e o sistema preventivo, pois sabemos de onde vem a violência e também que mecanismos são usados para a violência. Os destinatários desse seminário serão os educadores sociais, professores da rede pública e privada, as ONGs e todas instituições que trabalham com adolescentes e jovens. Também são convidados jovens que desenvolvem atividades que promovam a vida e a cultura de paz.”

Além de Maceió, outras capitais com maior índice de violência juvenil do Brasil realizarão fóruns/encontros de reflexão junto às pessoas que trabalham na educação e no acompanhamento de adolescentes e jovens. Após a primeira Rota, o segundo encontro será em Natal no dia 9 de Março. Os demais encontros estão sendo agendados de acordo com a disponibilidade das Dioceses.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo